02 agosto, 2016

Leituras | Isabel de Borgonha - Ínclita Geração

[Fotografia da minha autoria]

Isabel, tal como a sua mãe, D. Filipa de Lencastre, casava tarde. E a ideia de deixar Portugal, o pai envelhecido, os cinco irmãos e Lopo, irmão de leite e melhor amigo, para partir para um país longínquo atormentava-lhe o coração. Mas Isabel sabia que nascera para cumprir um destino, ser a Estrela do Norte, que firme no céu indica o caminho.

Mais um romance histórico. Cada vez gosto mais. Cada vez tenho mais curiosidade em descobrir acontecimentos da nossa história e de descobrir outras tantas coisas que ainda desconhecia. Acho que aquilo que me faz gostar tanto deste género literário é mesmo o facto de saber que aquilo aconteceu deveras, que certos e determinados acontecimentos tornaram possível o facto de estarmos hoje aqui. Mas adiante. Falando em concreto deste livro, posso dizer que gostei. Não adorei [como adorei o Catarina de Bragança] mas gostei. Este livro relata a história de Isabel de Portugal [de Borgonha após o casamento], a única descendente mulher de D. João I e de D. Filipa de Lencastre, que casou com Filipe III de Borgonha, um casamento sem amor e marcado pelo desrespeito e infidelidades constantes do marido [onde é que já ouvi isto?]. Isabel foi uma mulher dura, exigente, ardilosa, que suportou um casamento infeliz em prol do amor que tinha a Portugal. Esse amor de Isabel a Portugal é comovente e a forma como contornou as mais dolorosas situações prova, uma vez mais, que as mulheres portuguesas foram, desde sempre, detentoras de uma força e de uma tenacidade sem precedentes. É um livro apaixonante este, que me fez ir às lágrimas nalguns momentos mas que em nada se compara com Catarina de Bragança [a minha eterna princesa heroína].

3 comentários:

  1. Não imaginas ao tempo que não pego num livro e o leio do início ao fim... tenho de arranjar tempo. Nunca fui muito de romances históricos, no entanto, esse parece-me interessante.

    ResponderEliminar