01 agosto, 2016

Meu querido mês de Agosto

[Fotografia da minha autoria]

Antes de mais, apraz-me dizer que continuo a escrever Agosto com A grande. E será sempre assim. Acordos ortográficos à parte, Agosto terá sempre direito a A grande. Quando era criança, Agosto era o meu mês preferido, o mais ansiado, o mais querido, o mais amado de todos os restantes. Era o mês do meu aniversário [e como eu gostava de fazer anos!]. Era o mês das férias de verão. Era o mês de ir para a praia saltar ondas pequeninas, apanhar conchas e búzios nas rochas e fazer castelos na areia, acreditando em fadas boas e amores perfeitos. Era o mês em que vinham os tios de França, carregados de saudades e de doces. Era o mês das romarias na aldeia, adornadas com algodão doce cor-de-rosa e a presença constante dos avós que me davam moedas à revelia dos pais para mais uma voltinha no carrossel ou para mais uma mão cheia de rebuçados. Agosto era, sem dúvida, o melhor mês do ano!

Hoje em dia, continuo a sentir um carinho especial por este mês. É verdade que já não gosto de fazer anos [quem me dera saltar esse dia e esquecer que estou cada vez mais perto dos trinta!], que as férias resumem-se a duas semanas que passam a correr, que já não tenho paciência para passar dias inteiros na praia, que já não há tios que vêm de França carregados de doces e que as romarias na aldeia ficaram lá atrás no passado, juntamente com as mil e uma voltas que dava no carrossel. No entanto, continuo a gostar de Agosto. De uma forma menos exaltada mas mais consistente. Agosto é sinónimo de pausa, de algum descanso, de reprogramar sonhos e objectivos ao sabor dos fins de tarde acompanhados por uma bebida fresca. Se, antigamente, Agosto me trazia euforia, agora traz-me serenidade, uma serenidade madura de quem está pronta para enfrentar os dias que me serão permitidos viver. Assim como assim, Agosto, com A grande, continua a ser o mais querido de todos!

[E estou, finalmente, de férias!!]

6 comentários:

  1. Também não gosto de festejar o meu aniversário. Faço 30 este mês mas isso não me incomoda!

    ResponderEliminar
  2. Não sou particularmente fã de Agosto, mas prefiro-o a outros meses do ano. Como li ontem, Agosto é o Domingo do fim de semana! Espero que te divirtas!

    ResponderEliminar
  3. Então tem um excelente mês de Agosto! :)

    ResponderEliminar
  4. Eu também gosto do mês de Agosto ;) e vou de férias também este mês :)

    Obrigada pelo teu cometário tão querido, no meu cantinho. Já respondi.

    Um beijinho grande para ti.

    ResponderEliminar
  5. Ao contrário de ti, não gosto muito de agosto. Talvez por ser o último vez de verão "a sério" traz-me uma certa tristeza, um sentimento de que a melhor estação do ano está a acabar. Curiosamente, quando o outono chega aceito-o bem, é mesmo o final que me chateia.

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida que sim, só não gosto de que passe tão depressa... mas passa sempre.

    ResponderEliminar