22 fevereiro, 2016

Meditação | 4

(Foto retirada daqui)

Como já referi aqui há uns tempos, a meditação tem feito parte da minha rotina diária. E a verdade é que me sinto muito melhor. Além de me ajudar a controlar a ansiedade, quando medito consigo focar-me no momento presente, deixar todos os medos de lado e usufruir, apenas, daquele momento de paz.

Sei que, para muitos, não é fácil meditar. No início, também sentia alguma dificuldade em conseguir concentrar-me e abstrair-me do meio envolvente e dos pensamentos que teimavam ocupar a minha mente. Por isso mesmo, comecei com a meditação guiada. Hoje em dia, há uma panóplia de áudios e vídeos no Youtube com meditações guiadas. Claro que nem todos são de qualidade, mas há alguns muito bons e que me ajudaram imenso. Agora já consigo meditar apenas com música ambiente, se bem que, de vez em quando, faço algumas meditações guiadas quando quero atingir outros níveis superiores de concentração.

A meditação, de facto, mudou a minha vida, para melhor. Por vezes, achamos que não temos tempo, que temos sempre mil e uma coisas para fazer e que o dia não chega para tudo. Mas se tirarem 10 ou 15 minutos do vosso dia para meditar, para se reencontrarem, para sentirem um momento de paz, irão notar a diferença. Além disso, a meditação é óptima para quem, como eu, tem insónias ou dificuldade em conciliar o sono.

Para finalizar, deixo-vos com aquela que foi a minha primeira meditação, que fiz (e ainda faço) durante muito tempo. É uma meditação de relaxamento da Louise Hay (o áudio está em brasileiro), que deve ser feita antes de dormir. É um pouco mais extensa e é muito provável que adormeçam a meio, mas não faz mal pois o objectivo é mesmo relaxar e dormir melhor. Se quiserem, espreitem AQUI.

8 comentários:

  1. Nunca experimentei, mas é provável que me fizesse mesmo bem!

    ResponderEliminar
  2. eu faço desde a universidade :) e de facto faz bem ao nosso corpo e mente *

    ResponderEliminar
  3. Pratico meditação desde os meus 18 anos e não prescindo!! Desde que o faço, tenho um controlo muito maior sobre a minha ansiedade!!!
    Um beijinho querida

    Blog Denise de Assis
    Bioderma GIVEAWAY

    ResponderEliminar
  4. Estou nesse caminho precisamente mas felizmente sempre dormi bem. Obrigada pela sugestão, no entanto! Já agora deixo uma música que acho óptima para meditação, talvez já conheças... https://www.youtube.com/watch?v=abh1O7x2QtY
    Gostei muito de ler! A seguir!

    ResponderEliminar
  5. Olá Catarina.
    Antes de mais muito obrigada pela visita no meu cantinho e parabéns pelo lindo cantinho que aqui tens.
    Engraçado ler este teu post. A meditação também faz parte dos meus dias, e nem de propósito ainda no passado domingo fiz um curso de introdução à meditação, com o MIguel HOmem. Foi realmente maravilhoso e muito inspirador. Quero ver se tiro um bocadinho para fazer um post acerca deste tema.
    Beijinho e bom dia*

    ResponderEliminar
  6. Acho que é desta que experimento, obrigada pela partilha*

    ResponderEliminar
  7. Vou ver a partilha :) quero mesmo dar início a uma fase mais minha, de mim para mim, de relaxamento. O díficil é mesmo saber por onde começar :)

    ResponderEliminar