07 fevereiro, 2017

Be Love | Parabéns Avó



Se a minha avó ainda estivesse cá, faria hoje oitenta e quatro anos. E seriam oitenta e quatro anos repletos de amor e alegria. Há catorze anos que nos deixou, deixando um vazio grande e doído no meu coração. Mas hoje quero celebrar a vida, o amor, a mulher extraordinária que foi a minha avó Mi.

A minha avó era uma verdadeira matriarca. Tinha pulso de ferro e um coração de manteiga. Era ela quem organizava e decidia. O meu avô, um eterno sonhador apaixonado, olhava para ela embevecido e orgulhoso da mulher que tinha escolhido para companheira. A minha avó era uma mulher sábia, apesar de nunca ter ido à escola. Num tempo em que a vontade dos homens era lei, não lhe foi permitido frequentar a escola como os irmãos rapazes. No entanto, a minha avó sabia mais de matemática, português e história do que muitas pessoas com estudos. Aprendeu sozinha, às escondidas, observando e encadeando as ideias e as aprendizagens com dedicação. A minha avó tinha sempre a palavra certa na hora certa. Tinha o melhor colinho do mundo, onde tantas vezes deitei a minha cabeça e sonhei com um futuro à medida desses meus sonhos. Nas manhãs de Inverno, ainda cedo, gostava de me aninhar no colo dela e fazer de conta que seria sempre Verão. A minha avó gostava de me ver rir, rir muito. Dizia que o meu sorriso era o mais bonito do mundo. Dizia que não queria partir sem ver o meu futuro. A minha avó foi mãe de três filhos de sangue e de muitos outros de coração. Muitos são os que ainda hoje lhes recordam a mão sempre estendida e o amor sempre pronto. Tinha sempre lugar para mais um, quer fosse na mesa, quer fosse no coração. A minha avó tinha um coração gigante. Quem diria que seria esse mesmo coração a traí-la e a roubar-lhe a vida. Não raras vezes, penso que o coração da minha avó, de tanto bater parou. Porque era essa a sua forma de vida: pôr coração em tudo, amar sem medida.

Minha querida avó, quem me dera poder dar-te os parabéns neste dia, acompanhado de um ramo de flores silvestres [as tuas preferidas]. Foste embora tão cedo. Fizeste-me [e ainda fazes] tanta falta. Mas eu sei que continuas aqui. Viva, eternamente viva no meu coração. Porque aqueles que amamos não vão embora nunca, permanecem sempre vivos em nós.




#

2 comentários:

  1. percebo-te tão bem, a minha Nini ainda não partiu nem há 6 meses e já sinto uma saudade que aperta o coração!

    ResponderEliminar
  2. Ai Catarina, tocaste-me tanto no coração com estas palavras tão simples mas tão carregadas de Amor. Parabéns à tua avó que estará algures emocionada com este texto que lhe dedicas.

    ResponderEliminar