05 dezembro, 2016

Só Por Hoje, Sou Calma

[Imagem retirada daqui]

Só por hoje, sou calma.

Este princípio é, de certa forma, a base de todos os outros. A calma é um estado de espírito, uma forma de estar na vida, que devemos cultivar. Ter a capacidade de permanecer calmo e sereno, independentemente daquilo que esteja a acontecer à nossa volta, nem sempre é fácil. Mas é possível. Se treinarmos essa capacidade de sermos calmos, tudo será mais fácil, tudo irá fluir com mais naturalidade. Mesmo que aconteçam coisas menos boas ou mais stressantes, se conseguirmos manter a calma dentro de nós, no nosso coração, tudo acaba por se resolver.

A correria dos dias é difícil para todos. Todos nós temos horários a cumprir, tarefas a desempenhar, prazos e mil e outras coisas que dão cabo da nossa paciência. No entanto, é possível sobreviver ao caos dos dias. E falo, uma vez mais, por experiência própria [caso contrário, não estaria a partilhar tudo o que tenho vindo a partilhar com vocês]. Sempre fui uma pessoa ansiosa e stressada na maioria dos dias. Nunca tinha tempo para nada, sofria por antecipação, o meu pensamento era sempre pessimista e acreditava que tudo iria descambar a qualquer momento. Anos de ansiedade descontrolada fizeram com que chegasse ao limite e ao colapso e que desenvolvesse, inclusive, uma doença crónica. Foi uma fase difícil, mas também foi uma fase boa pois, finalmente, acordei para a vida e percebi que tinha de mudar. E o Reiki foi a grande mudança, o primeiro passo para uma vida melhor. Quando comecei a pôr em prática os cinco princípios do Reiki, tudo começou a melhorar. Comecei a olhar para dentro de mim e percebi que tinha de me curar interiormente se queria que as coisas começassem a evoluir. E assim foi.

E como pôr em prática este princípio? Como conseguir cultivar a calma dentro de mim se sou tão stressado e ansioso? perguntam vocês [e bem]. Em primeiro, este é um trabalho diário. Não vão ficar calmos só por reflectirem sobre este princípio duas ou três vezes. De manhã, quando acordarem, antes de enfrentarem mais um dia, parem um minuto e digam para vocês mesmos: Hoje vou ser calmo e sereno, nada irá afectar-me; por mais trabalho que tenha, vou conseguir fazer tudo, com calma, uma coisa de cada vez; e por mais caótico que esteja o mundo lá fora, dentro de mim reinará a paz; porque se eu estiver ansioso, não vou conseguir resolver nada; mas se estiver calmo, as ideias irão fluir. É um exemplo de monólogo que podem fazer. Eu faço-o todos os dias. E resulta. Resulta mesmo! As coisas lá fora podem não mudar, mas dentro de nós algo vai mudar, de certeza, e isso é meio caminho andado para que consigamos resolver o que é preciso.

Hoje, só por hoje, tirem alguns minutos do vosso dia para recitar este princípio. Quando estiverem presos no trânsito, respirem fundo e digam-no interiormente. Se o vosso chefe ou colega de trabalho vos irritar, respirem fundo e digam-no interiormente. Se o vosso exame ou frequência estiver a correr mal, respirem fundo e digam-no interiormente. Não custa tentar. E os resultados serão tão maravilhosos!

Amanhã iremos reflectir sobre o segundo princípio do Reiki: Só por hoje, sou grato. Conto convosco desse lado. Namasté!





#

2 comentários:

  1. Tens toda a razão, infelizmente isso não é algo que passe pela cabeça diariamente e deveria mesmo ser. Boas dicas, adoro estes teus posts :)**

    ResponderEliminar
  2. eu tento ser calma sempre, mas às vezes é muito complicado

    ResponderEliminar