06 dezembro, 2016

Só Por Hoje Sou Grata

[Ilustração de Marlene Koenig]

Só por hoje, sou grata.

Este é um dos princípios mais bonitos [o meu preferido!] e que, tal como os outros, faz sentido na vida de qualquer um. Devemos ser sempre gratos. Por tudo. Pelas pequenas coisas, pelas grandes coisas e até pelos momentos menos bons. Atrevo-me a dizer que devemos agradecer com maior convicção ainda pelos momentos menos bons, pois são eles que, muitas das vezes, nos impulsionam e nos fazem mudar para melhor. Falando, uma vez mais, da minha experiência, posso dizer que, se não fossem os momentos menos bons que aconteceram na minha  vida, hoje não seria a pessoa que sou. Muito provavelmente [quase de certeza], continuaria a limitar-me a sobreviver, a ir andando, mergulhada na negatividade e nas pressões que exerciam sobre mim. Por isso, agradeço todos os momentos difíceis, agradeço o momento em que bati no fundo do poço, agradeço todas as lágrimas que chorei, todos os erros que cometi, agradeço tudo aquilo que não deu certo [porque, percebo hoje, não era o meu caminho], agradeço todas as portas que se fecharam [e que permitiram que janelas maravilhosas se abrissem].

Sermos gratos é o primeiro passo para sermos abençoados com dádivas ainda maiores. Pensem comigo: se não tivermos a capacidade de agradecer as pequenas coisas que temos como é que estaremos preparados para receber e valorizar dádivas maiores? Devemos agradecer pelas coisas mais simples que nos acontecem: um dia de sol, uma mensagem de alguém querido, ouvir na rádio a nossa música preferida, desfrutar da nossa comida favorita. Coisas banais, mas que, se pensarmos bem, são tão importantes.

Há um exercício muito giro, que aprendi nalguns livros que li sobre o tema, que me ajudou neste processo de aprender a agradecer. Então é o seguinte: todos os dias, antes de se deitarem, escrevam num papel três coisas pelas quais se sentem gratos nesse dia e reflictam sobre a importância dessas coisas. Pode parecer difícil no início. Certamente, irão pensar que não têm nada em especial para agradecer. O desafio está, precisamente, aí: encontrar algo que vos faça sentir gratos. Se olharem com atenção para o vosso dia, se ouvirem com atenção o vosso coração, irão encontrar muitas coisas pelas quais agradecer. Experimentem fazer isso. Não custa nada tentar. [E garanto-vos que, daqui a nada, uma folha inteira não chega para escrever tudo aquilo que vos faz sentir gratos].

Praticar a gratidão muda-nos por completo. Torna-nos mais sensíveis, mais tolerantes, mais bondosos, mais amáveis, mais felizes. E quando nos sentimos profundamente gratos por tudo aquilo que temos e somos e pela dádiva maravilhosa que é a vida, o Universo envia-nos, constantemente, motivos para sermos ainda mais gratos. É um círculo vicioso, no melhor dos sentidos!

Assim sendo, hoje, em especial, sou grata por poder escrever aqui, por poder partilhar o que vou aprendendo, por ter leitores tão queridos e carinhosos, alguns dos quais já se tornaram amigos, por poder, de certa forma, emanar energia positiva para todos aqueles que tiram uns minutinhos do seu dia para lerem o que escrevo. A todos vocês, obrigada, de coração!
Amanhã, será dia de reflectir sobre o terceiro princípio do Reiki: Só por hoje, confio. Conto convosco! Namasté!




#

3 comentários:

  1. Tens tanta razão, infelizmente não olhamos para as coisas boas, temos tendência a olhar para as menos boas e isso não nos trás, efetivamente, momentos muito felizes. Acho que vou começar a pensar de forma diferente :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei o pequeno exercício diário e fiz-lo mesmo agora e sim, sou grata por muitas coisas. A verdade é que tens razão imensa razão. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Esta ideia de gratidão é, de facto, muito bonita! Ao longo desta leitura, lembrei-me dum texto que escrevi para o blogue da Carolina Nelas, o "Thirteen", e o tema foi exatamente o de valorizar os maus momentos para que posteriormente possamos viver com intensidade as coisas boas. E sim, eu de facto sinto-me grata pelas pessoas que tenho, pelas minhas conquistas e por mim mesma!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar