09 dezembro, 2016

Só Por Hoje, Sou Bondosa e Amável Com Todos Os Seres

[Ilustração de Johanna Wright]

Só por hoje, sou bondosa e amável com todos os seres
E chegamos ao último [mas não menos importante] princípio do Reiki que consiste na bondade e amabilidade para com o mundo que nos rodeia. É preciso lembrar que antes de sermos bondosos para com os outros devemos ser bondosos com nós mesmos. Devemos sentir amor e compaixão [atenção que compaixão, neste contexto, não tem que ver com piedade] pelo ser divino que somos. devemos perdoar-nos e não passar o tempo a julgar os nossos actos. O auto-julgamento, a crítica destrutiva e a falta de amor-próprio são a base daquilo a que se chama auto-sabotagem. Quando aprendemos a ser bondosos com o nosso eu interior, torna-se quase natural a bondade para com todos os seres que nos rodeiam.
A cada dia que passa, tenho trabalhado muito este princípio, o de ser bondosa e amável comigo e com os outros. Um dos desafios a que me proponho diariamente é oferecer, pelo menos, um sorriso a um desconhecido que se cruze comigo, seja no trabalho, na rua ou nos transportes públicos. E, na maioria das vezes, esse sorriso é-me retribuído e o meu dia fica ainda mais colorido. Aqui há umas semanas, fui fazer um exame de rotina à clínica onde sempre costumo ir. Uma das técnicas que lá trabalha é uma senhora que está sempre com cara fechada, sempre com palavras frias e até agressivas. Nunca lhe vi um sorriso, até esse dia. Nesse dia, desafiei-me a sorrir o mais que conseguisse e a ser o mais adorável possível para a senhora enquanto ela me fazia o exame. Comecei logo com um bom dia radiante mal entrei na sala e comecei a falar de forma o mais simpática e amável possível. Passados poucos minutos, a senhora que nunca tinha visto sorrir, estava a falar alegremente comigo e quando se despediu de mim fê-lo com um enorme sorriso. A energia dessa pessoa mudou completamente num espaço de poucos minutos pelo simples facto de eu não ter entrado na antipatia dela e lhe ter oferecido a minha simpatia. Tudo isto para dizer que podemos fazer a diferença no dia de alguém e arrancar um simples sorriso e um bom dia mais alegre até da pessoa mais taciturna.
Há um mantra muito bonito, do qual já falei, que é: OM MANI PADME HUM, cujo significado mais abrangente é eu sou a pureza do meu coração. E este é um dos meu propósitos de vida, ser mais bondosa, mais amável, mais tolerante para comigo e para com os outros. Praticar o bem sem olhar a quem. Não fazer mal nem deixar que me façam mal. Porque acredito que quando vivemos com bondade no coração e nos actos, o mundo torna-se num lugar melhor. Infelizmente, há muitas pessoas que preferem viver do lado da sombra, onde reina a ganância, o egoísmo e a maldade gratuita. São seres que não querem conhecer a luz com medo de cegar. É a escolha deles. Mas a nossa pode ser diferente. Podemos sempre escolher a luz e o bem.
Por tudo isto, o meu desafio é que apliquem este princípio todos os dias. Sejam bondosos. O simples acto de oferecer um sorriso é algo de maravilhoso e pode fazer a diferença no dia de alguém. E sorriam muito para vocês mesmos também. Olhem-se no espelho e sorriam. Olhem para o vosso eu interior e sorriam. Deixem que o vosso coração se abra e faça transbordar toda a luz e toda a bondade que lá existe.
E assim chegamos ao fim desta maravilhosa semana com os cinco princípios do Reiki. Adorei, adorei mesmo escrever estes cinco textos para vocês, partilhar a minha experiência com cada um dos princípios. Espero muito que tenham gostado e que, de certa forma, tenha conseguido inspirar-vos. Muito obrigada por estarem desse lado! Namasté - o Ser Divino que há em mim saúda o Ser Divino que há em cada um de vocês!




#

5 comentários:

  1. tento ser bondosa e amável. porque acredito no karma. e acho que se formos bons, coisas boas nos acontecem. mas às vezes tenho duvidas se isto será mesmo assim :/

    beijinho
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Tu gostaste de escrever e partilhar, e eu gostei imenso de ler. São coisas simples, que muitas vezes não damos a mínima importância, mas que fazem uma diferença tão grande no nosso dia a dia, na nossa vida. Obrigada pelas partilhas :)

    ResponderEliminar
  3. Adorava fazer reiki. Para já fico-me pelo yoga.

    ResponderEliminar
  4. Gostei tanto de ler! Vou ler os restantes posts com certeza!

    ResponderEliminar
  5. Este texto fez-me sorrir. A sério, fez mesmo! Desde que aprendi a ser bondosa comigo mesma que tudo em meu redor se modificou. E foram transformações muuuito positivas! Tenho disposição para mim e para os outros. Conheço os meus limites e tento não ultrapassá-los, quando sei que isso me prejudicaria e aos outros. Sofrer estas mudanças e deixarmo-nos ser iluminados é tão benéfico! No que depender de mim, continuarei com este trabalho de ser uma melhor versão de mim mesma e espero continuar a aprender muito contigo!
    Beijinhos!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar