08 dezembro, 2016

Só Por Hoje, Trabalho Honestamente

[Ilustração de Karmym - retirada daqui]

Só por hoje, trabalho honestamente.

Este princípio do Reiki é mais direccionado para a nossa vida profissional. Já dizia Confúcio: Escolhe um trabalho que gostes e não terás que trabalhar um único dia na tua vida. Nem sempre acertamos à primeira na nossa escolha profissional. No entanto, há sempre a possibilidade de mudar. Pode não ser no imediato, pode demorar algum tempo, mas o importante é não desistir do sonho. Até porque viver uma vida inteira aprisionado a uma profissão que não nos satisfaz é triste e frustrante.

Independentemente daquilo que façamos e do facto de gostarmos ou não, há algo que é necessário ter sempre presente: a honestidade. Devemos ser honestos no nosso trabalho e na relação com os outros. Devemos também ser honestos com nós mesmos e assumir a mudança quando algo não nos completa verdadeiramente. Uma vida profissional plena e completa tem de ter por base a honestidade. Só sendo honestos conseguimos concretizar objectivos e fazer o bem a quem se cruza connosco em contexto laboral.

Partilhando um pouco a minha experiência, já disse várias vezes que não fiz a escolha mais acertada no que diz respeito à profissão. No entanto, consegui dar a volta e, dentro da minha área, escolher aquela que mais me satisfaz. Tenho outros sonhos e objectivos profissionais e tenho trabalhado nesse sentido. Pretendo, a médio prazo, abraçar novos projectos, projectos esses que são sinónimo de felicidade e realização. Mas, enquanto isso não se concretiza, vou continuando a trabalhar naquilo que sei, fazendo o melhor que posso, honestamente, e agradecendo profundamente e todos os dias o facto de ter trabalho.

O desafio que vos deixo é que olhem para o vosso trabalho ou estudo com outros olhos. Pode não ser o trabalho de sonho, mas isso não é impedimento para o fazerem de forma honesta. E se o vosso sonho é outro, então lutem por ele, trabalhem para isso com verdade e amor.

Amanhã iremos reflectir sobre o último princípio do Reiki: Só por hoje, sou bondoso e amável com todos os seres. Conto convosco! Namasté!


#

1 comentário:

  1. Tens toda a razão, por vezes é difícil conseguirmos acertar no que nos faz mais sentido, mas temos de insistir e persistir para encontrar algo que seja a nossa cara. Não é fácil, mas a própria vida não o é, e se fosse, não teria o mesmo valor :)

    ResponderEliminar