22 novembro, 2016

Olhar o Passado



Uma das coisas que tenho aprendido nesta fase de evolução e mudança é a olhar o passado com serenidade. Olhar o passado em vez de viver o passado. A maioria de nós tem uma tendência natural para ficar agarrado ao passado, revivendo momentos e situações vezes sem conta, sentindo as mesmas emoções e vivendo nesse constante apego ao que já foi. Durante muito tempo [durante toda a minha vida, melhor dizendo] fui assim. Vivia agarrada ao passado como se fosse o meu presente. Deixava-me afundar nas tristezas e nos arrependimentos, culpando-me, martirizando-me, maltratando-me. Era um círculo vicioso do qual não conseguia [nem queria] libertar-me.
Felizmente, muita coisa mudou na minha vida, como já tantas vezes disse. Uma mudança que se fez [e continua a fazer-se] de dentro para fora. E uma das coisas que mudou foi o deixar de viver o passado e começar a olhar esse mesmo passado. Olhar de fora, como se estivesse a ver um filme no qual sou a personagem principal. Olhar os momentos com distanciamento e desapego, aceitando o que passou, as decisões que tomei, os erros que cometi. Aceitar tudo isso com serenidade e gratidão. Gratidão até pelos momentos menos bons pois, no fundo, foram eles que me fizeram crescer e transformar na pessoa que sou hoje. Quando sentimos essa aceitação serena, quando conseguimos esse estado de desapego, conseguimos libertar-nos e olhar para tudo com um olhar doce e a certeza de que tudo aconteceu porque tinha de ser assim. Quando conseguimos esse estado de paz tudo fica mais claro, a vida fica mais clara, mais luminosa. E nós crescemos e evoluímos mais um pouco, valorizando o nosso momento presente, agradecendo por essa dádiva, dando o melhor de nós.



#

6 comentários:

  1. Existem erros muito muito difíceis de esquecer, que deixam marcas nefastas e que limitam muito a nossa qualidade de vida e até mesmo a nossa personalidade.
    Concordo em tudo com o teu texto. Tudo mesmo. O que disse anteriormente e o que pretendo acrescentar é que existem erros que desencadeiam em nós más memórias e que, a meu ver, servem para que nos protejamos no futuro :)
    Faz sentido?

    :)

    ResponderEliminar
  2. Não podia concordar mais, do passado só devem ficar as recordações e as aprendizagens, o resto, não tem importância e deve permanecer lá, bem longe, no passado :)

    ResponderEliminar
  3. Enviamos um convite para o teu email :)

    ResponderEliminar
  4. Muito difícil conseguir chegar a esse nível. Ainda não sou capaz.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Isto é mesmo verdade! E parece que as situações se tornam mais claras e fáceis de carregar quando aprendemos a observá-las desde cedo!! Tenho adorado estes teus últimos textos serenos!! :*

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar