21 novembro, 2016

Om Mani Padme Hum

[Imagem retirada daqui]

Om Mani Padme Hum é um mantra budista. [Para quem não sabe, um mantra é um poema ou uma frase, por norma em sânscrito, que é entoada como forma de conduzir a mente durante a meditação ou no final de uma sessão de Yoga, por exemplo.] Confesso que é o meu mantra preferido. A sua tradução literal é 'da lama nasce a flor de Lótus', no entanto, a tradução livre que assumimos e que vai de encontro a esse mesmo significado é 'eu sou a pureza do meu coração'. Reflectindo sobre este mantra, percebemos que o importante é mesmo isso, é cada um de nós ser a pureza que há no seu coração. Assim como a flor de Lótus nasce bela no meio de águas sujas e pantanosas, também nós podemos e devemos ser bondade e pureza, mesmo que estejamos rodeados de sombra. Eu sou a pureza do meu coração é a forma mais bonita de assumirmos um compromisso de amor incondicional para com nós próprios e para com o Universo. É uma forma de estar e ser, de fazer o bem sem olhar a quem, de nos mantermos serenos e pacíficos, com a certeza de que somos luz e amor e que não nos deixamos contaminar pela negatividade e toxicidade daqueles que ainda não tomaram consciência.

Pode haver quem ache que é um pensamento e uma postura ingénua, mas não é, antes pelo contrário. É uma tomada de consciência de quem somos e daquilo que andamos por cá a fazer. Quando semeamos verdade, colhemos verdade. Quando somos bondosos com o Universo, o Universo retribui-nos na mesma medida. E não são teorias. Já o pude comprovar na prática. É difícil de acreditar para os mais cépticos. [Eu também já fui assim, por isso compreendo perfeitamente os cépticos]. 

Neste início de semana, é este o desafio que vos deixo. Que tentemos ser, todos os dias, o melhor que há em nós. Que consigamos dar, todos os dias, um bocadinho do nosso lado bom aos outros. Que sejamos a pureza do nosso coração. Namasté!



#

3 comentários:

  1. 'da lama nasce a flor de Lótus' - ADOREI!

    ResponderEliminar
  2. É das coisas que mais tento fazer: o bem. Acredito que o universo me trará de volta esse mesmo bem!

    ResponderEliminar
  3. Tão bom, estou mesmo com vontade de experimentar Yoga, faz bem ao corpo e à mente, isso é facto.

    ResponderEliminar