09 novembro, 2016

Be Zen | Aceitar, Sentir, Libertar




Se queremos viver uma vida serena e tranquila é importante que aprendamos a manter uma postura de aceitação. Atenção que aceitação não é o mesmo que passividade e não se aplica a todas as situações da nossa vida. Por exemplo, nunca poderemos manter uma postura de aceitação perante uma cena de violência. Quando falo em aceitação refiro-me ao aceitar as encruzilhadas e os momentos menos bons que a vida nos dá. Quando algo de menos positivo nos acontece, temos tendência para resistir e negar a dor que isso nos provoca. Quantos de nós faz das tripas coração para se manter forte aos olhos dos outros, não se permitindo chorar nem sentir essa dor? Eu sei do que falo pois também já fui assim. Passei muitos anos a resistir, a não aceitar, a gastar energia com a revolta e a frustração. Não aceitava a dor, não queria senti-la e fazia de tudo para conseguir camuflá-la. Escusado será dizer que chegou uma altura em que a dor se tornou tão insuportável que extravasou por todos os lados, manifestando-se, inclusive, no plano físico, como vocês bem sabem.

O que tenho vindo a aprender neste meu percurso espiritual é que devemos aceitar a dor. E senti-la. Deixar doer para passar depressa. E, depois, libertar. E quem fala de dor, fala também de outras situações menos boas da nossa vida ou de dilemas que se nos impõem. Se aprendermos a não resistir, a aceitar, a sentir e a libertar, ficaremos muito mais leves, a nossa vida tornar-se-á mais serena e equilibrada. Se aceitarmos cada desafio com o coração aberto, sem julgamentos, sem medo ou vergonha de assumir o que quer que seja, tudo se tornará mais simples. À medida que nos vamos aperfeiçoando nesse sentido, a vida irá corresponder-nos na mesma medida e, então, os dilemas e os momentos dolorosos serão cada vez menos, pelo menos, segundo a nossa percepção. E, então, teremos uma vida mais equilibrada. Porque. no fundo, o principal é isso mesmo, viver uma vida equilibrada.

[A partir de agora, irei explorar este Aceitar, Sentir, Libertar de forma mais específica, dando exemplos concretos. Acredito que, ao partilhar a minha experiência e aquilo que vou aprendendo, poderei ajudar outras pessoas]. Namasté!



#

5 comentários:

  1. Olá Catarina bem parabéns pelo conteúdo do blog faz falta blogs inspiradores e com boas vibes e conselhos, gostei tanto que ganhaste uma seguidora aqui e nas outras redes sociais convido te a conheceres o meu e partilhares as tuas opiniões sempre que possível!
    Beijinho
    Beleza De Mulher e Mãe
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que agora consegues aceitar melhor quem és e o que te vai acontecendo de menos bom na vida, as "pedras no caminho". É bom ler-te assim, mais feliz, mais decidida, mais positiva :)**

    ResponderEliminar
  3. Costumo dizer, na brincadeira, "aceita que dói menos!" :) Mas a verdade é que, a brincar a brincar, faz todo o sentido. Aceitarmos o que somos, o que queremos, o que temos, é só o princípio, se queremos ter uma vida plena, serena e feliz.

    ResponderEliminar
  4. Tem de ser, não se pode fingir que coisas menos boas não acontecem. A longo prazo, só vai piorar!

    ResponderEliminar
  5. Estes posts vão ser verdadeiro serviço público.
    Cada vez faz mais falta esta inspiração para aceitar, sentir e libertar!

    ResponderEliminar