20 setembro, 2016

Sábias Palavras


*****

"Viver sem sonhos é terrível. Sonhar faz parte da vida, em qualquer idade."

Ontem ouvi um senhor, já com uma certa idade, dizer esta frase no metro, em conversa com dois jovens adultos. Não percebi o contexto da conversa, só apanhei mesmo esta frase quando ia a sair. E passei o resto do dia a pensar em como isto é verdade. Uma vida sem sonhos não é uma vida por inteiro. Precisamos de sonhar para nos mantermos conectados com nós próprios e com o Universo. Porque o sonho é, precisamente e em muitas alturas da nossa vida, o elo de ligação com o mundo. Quantas e quantas vezes não foram os sonhos que me ajudaram a levantar de manhã. Ainda hoje é assim. Já passei por uma fase em que deixei de sonhar. E quase me destruí. Os sonhos são uma espécie de alimento para a alma. Sejam sonhos mais palpáveis, como ter uma casa no centro da nossa cidade preferida ou fazer aquela viagem que tanto queremos, ou sonhos mais megalómanos, como comprar uma carrinha pão-de-forma e percorrer o mundo de lés a lés, de preferência com alguém que nos ame ao lado. O que importa é que são sonhos. O que importa é que, enquanto o nosso coração os tem por perto, a vida torna-se mais bonita e colorida, adornada por esperanças e objectivos. Nem sempre os sonhos se concretizam. E quando isso acontece a dor é grande. Mas, logo, logo encontramos outros sonhos, com outras cores e outros destinos. O importante é não deixar de sonhar. Porque, afinal, viver sem sonhos é mesmo terrível e, diria mesmo, uma forma de morrer aos poucos.

5 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo. Vejo que muitas vezes as pessoas deixam de sonhar porque deixam de acreditar. E os sonhos, são parte integrante e crucial nas nossas vidas para mantermos um equilibrio, e viajarmos com a nossa mente :)
    http://amiudasempreaandar.blogspot.pt/2016/09/youtube20160919-dos-melhores-sabados.html

    ResponderEliminar
  2. Deixar de sonhar é deixar de acreditar e deixar de ter objetivos. Não descreveria melhor que tu: "uma forma de morrer aos poucos".

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que o sonho comanda a vida e que sem sonhos somos muito mais pobres. Sonhar é grátis e é tão bom!

    ResponderEliminar
  4. É tão verdade! Os sonhos são mesmo o gatilho que nos empurra para viver um dia de cada vez!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  5. Tão verdade... não podia concordar mais.

    ResponderEliminar