19 setembro, 2016

Leituras | D. Francisca de Bragança - A Princesa Boémia

[Fotografia da minha autoria]

Depois de um livro tão intenso como o Pintassilgo, decidi voltar aos romances históricos [que sacrifício tão grande!!]. Desta feita, trago-vos este livro que narra a vida de D. Francisca de Bragança, filha de D. Pedro IV [Imperador do Brasil] e irmã da rainha D. Maria II [a querida Mana Chica de D. Maria da Glória, rainha de Portugal]. Francisca de Bragança nasceu no quente Brasil, perdendo os pais muito cedo, sendo a sua educação entregue às suas amas e damas. Cresceu fechada num palácio desprovido de afectos, mas nem por isso deixou de se tornar numa criança irreverente e um tanto rebelde, que dizia tudo o que pensava. Com apenas treze anos, perde-se de amores por D. Francisco d'Orléans, filho dos reis de França e, anos mais tarde, casa-se com ele, por amor. Após o casamento, parte para França, onde todo um mundo novo lhe é apresentado. Juntamente com o seu apaixonado marido, Francisca entrega-se aos prazeres da noite parisiense, privando com artistas e pensadores, entre eles Victor Hugo. Devido à queda da monarquia em França, Francisca e a família parte para o exílio em Inglaterra, onde vive durante vinte anos, regressando, por fim, a França, onde termina os seus dias ao lado do marido.

A história de D. Francisca tocou-me pelo facto de ter vivido uma vida feliz e um casamento de amor, coisa tão rara naqueles tempos, em que os casamentos eram forçados, sem amor e pautados por infidelidades constantes. Este livro não tem uma carga tão pesada como outros romances históricos que já li, o que é bom. No entanto, e na minha modesta opinião, acho que lhe falta algo, talvez mais emoção. Sim, é isso, falta-lhe emoção. Acho também que a história poderia estar mais bem explorada e aprofundada, pois há momentos importantes que são descritos com alguma superficialidade. Fora isso, é um bom livro, em que recordamos mais alguns factos históricos e em que ficamos a conhecer mais uma mulher especial, cheia de personalidade e de garra. Vale a pena ler!

2 comentários:

  1. As tuas reviews de romances históricos andam-me a deixar com uma vontade imensa de começar a apostar mais neles!! Obrigada pelo incentivo!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar