15 agosto, 2016

"A vida resolve-se sozinha"

[Fotografia da minha autoria]

Esta frase não é minha, é da autoria da Catarina Beato, autora do blogue Dias de uma Princesa. A Catarina é a minha blogger favorita na categoria de bloggers mais conhecidas. Gosto da forma simples e profunda como escreve, da forma como expõe o que sente. Identifico-me com ela em vários aspectos. E, hoje, compreendo o sentido desta sua frase que diz 'a vida resolve-se sozinha'. Na maior parte das vezes, é mesmo assim, por mais estranho e irreal que nos possa parecer. Temos sempre a ideia de que as coisas só têm solução se a forçarmos, se estivermos sempre a insistir. Mas, por vezes, o melhor que temos a fazer é parar um pouco, dar espaço, respirar, acalmar. Como se costuma dizer, dar tempo ao tempo, para que a vida possa reorganizar-se por si só, para que, aos poucos, tudo se encaixe no devido lugar de forma simples e natural. E eu posso falar por experiência própria. Passei por uma fase muito má há cerca de um ano atrás. Estava sem trabalho, com um distúrbio de ansiedade brutal [que me levou aos ataques de pânico em menos de nada], completamente perdida e segregada a nível emocional e, como se não bastasse, foi quando recebi o diagnóstico da fibromialgia e a sentença de uma doença sem cura para o resto da vida. Senti-me no fundo do poço, sem luz, sem ar, sem nenhuma mão que me pudesse erguer. Foi então que, ao invés de continuar a tentar livrar-me de tudo isso de forma desenfreada e desesperada, decidi parar, dar espaço para que as coisas se resolvessem. E resolveram. Iniciei um processo de auto-conhecimento, deixei de forçar as coisas, deixei de ser controladora e impaciente. E a vida começou a resolver-se por si só. E pude, então, constatar que há momentos e situações em que a vida se resolve mesmo sozinha. Só temos de lhe dar espaço. Só temos de nos dar espaço.

6 comentários:

  1. Não poderia concordar mais neste preciso momento. A vida acaba sempre por se resolver... Ou assim torcemos nós por isso!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de ler o teu post! A vida às vezes tem destas coisas, é matreira, mas, a seguir, as coisas acabam por se resolver. Espero que esteja tudo bem contigo :)

    Há giveaway a decorrer no blog, participa!
    Beijinhos, xx
    mylittlecorner7.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão, até porque, quanto mais ficamos stressados pior, os problemas não vão embora assim, infelizmente.

    ResponderEliminar