03 março, 2016

"É melhor ser alegre que ser triste..."

(Imagem retirada do Pinterest)

O senhor Vinícius de Moraes é que tinha razão. É bem melhor ser alegre que ser triste. Porém, ser alegre exige esforço e dedicação. Aqui há dias, ouvi dizer que 'é fácil cultivar a tristeza'. Reflecti sobre o assunto e cheguei à conclusão de que é verdade. Há momentos em que é fácil alimentar a tristeza, sentirmos pena de nós próprios, como se fossemos vítimas de tudo o que de mal acontece à nossa volta. Eu sei bem do que falo, pois já fui assim durante muito tempo. Havia em mim uma estranha mania de cultivar a tristeza, de andar sempre descontente com tudo e com nada, tivesse ou não razão. Talvez isso fosse fruto do meu pessimismo sempre exagerado ou do facto de não ser fiel a mim própria.

Felizmente, acordei para vida e percebei o quão errada eu estava. Não poderia ficar para sempre assim, afundada num mar de tristeza e de lamentos. Se era mais fácil? Sim, sem dúvida. Mas não era o caminho certo. A tristeza nunca é o caminho certo. Porque nos desarma, porque nos diminui, porque nos puxa para baixo, para um abismo escuro e frio. Lutar contra a tristeza é difícil, pois ela é sedutora e sabe levar-nos na cantiga. Porém, é possível.

Devemos aprender a cultivar a alegria. Encontrar felicidade nas mais pequenas coisas. Redescobrir aquilo que nos faz bem, que nos anima, que nos estimula. Encontrar, todos os dias, um motivo para sorrir, nem que seja pelo simples facto de termos acordado, de termos por perto alguém de quem gostamos, de termos uma casa que nos acolhe e uma chávena de chá quentinho à nossa espera. Aprendi a ser feliz com as pequenas coisas do meu dia. Aprendi a sentir-me alegre por quase nada. Há quem ache irrisório. Há quem ache exagerado. A verdade é que, quando aprendemos a cultivar a alegria, por mais pequena que seja, sentimo-nos melhores, mais leves. É por isso que eu admiro os brasileiros. Porque, por mais problemas que possam ter, continuam a sambar e a ter fé de que tudo vai ficar bem.

12 comentários:

  1. Tens toda a razão! É tão mais fácil cultivar a tristeza, tenho andado a passar por uma fase menos boa, mas tenho tentado ao máximo ainda manter a minha alegria natural, não é fácil, mas é sem duvida o melhor a fazer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fazes bem minha querida! espero que tudo fique melhor rapidamente! Beijinhos

      Eliminar
  2. Ainda bem que pensas assim, que assim é que é !
    Temos dias tristes, temos. Mas há que ser mas é feliz :)

    ResponderEliminar
  3. Pois eu ando a aprender a lidar com os sentimentos negativos. Desde cedo que criei uma carapaça e não me permitia senti-los e agora, descobri, que não sou capaz de os vivenciar!! É verdade! Passo por tristeza, como toda a gente, mas não sou capaz de sofrer. E isso é necessário à nossa formação enquanto pessoas. É uma nova aprendizagem que vou fazer nos próximos tempos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também é importante saber lidar com a tristeza, saber deixar a dor doer para que ela possa passar mais depressa...

      Eliminar
  4. Até pode dar trabalho e exigir dedicação mas vale tão a pena ser-se alegre :)
    nem mais nem menos | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Temos de acreditar sempre nisso e fazer isso, nem sempre é possível há até dias muito complicados, mas tudo se faz com esforço, dedicação, e claro, pensamento positivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No fundo, é tentar inverter as coisas e encontrar alegria mesmo nas coisas pequeninas!

      Eliminar
  6. Gosto tanto dessa música!!! E vale mesmo a pena ser alegre.

    ResponderEliminar