24 fevereiro, 2016

Voluntariado

(Foto retirada daqui)

Desde há muito, muito tempo, que tenho um sonho/objectivo de vida: fazer voluntariado internacional. Mais concretamente em África. Tirar alguns meses da minha vida para me dedicar por inteiro a uma causa. Colocar os meus conhecimentos nalgumas áreas específicas ao dispor de quem mais precisa. Já tive a oportunidade de fazer voluntariado cá em Portugal. Fui voluntária numa instituição de crianças em risco e também tive uma breve passagem por uma associação de apoio aos sem-abrigo. São experiências que nos marcam para a vida. Ainda hoje me recordo de cada um dos meninos com quem trabalhei na instituição (que, entretanto, foi integrada numa outra), fico a pensar o que será feito deles, que rumo terão seguido, se a vida lhes abriu novas portas e lhes permitiu concretizar alguns sonhos. (O meu calcanhar de Aquiles (em tudo na vida) é precisamente esse, o de me envolver emocionalmente, o de me apegar às pessoas e depois ser-me difícil o afastamento.) Adiante.

Ser aceite como voluntário internacional, nalgumas organizações, é mais difícil do que possa parecer. Há uma série de burocracias necessárias e nem sempre há certezas de que as missões se possam concretizar, pois tudo depende dos fundos angariados que, por vezes, não chegam para cobrir as despesas. No entanto, é algo que continuo a querer muito. Talvez no próximo ano consiga ver uma das minhas candidaturas aceites, num projecto que possa, efectivamente, mudar a vida de alguém.

E vocês, já fizeram, ou gostavam de fazer, algum tipo de voluntariado (nacional ou internacional)?

9 comentários:

  1. Gostava imenso de fazer voluntariado também :) A minha faculdade tem uma associação de voluntários que já realizou várias ações em África, desde Guiné, Moçambique, São Tomé e Cabo Verde e as reações de quem participa são sempre inspiradoras. Mas infelizmente exige muita dedicação e tempo livre que neste momento não tenho. Quando acabar o curso está definitivamente nos meus planos juntar-me a uma :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma amiga que esteve em Moçambique... Entrou no grupo dos voluntários da Consolata. :)

    ResponderEliminar
  3. Gostava muito de fazer, internacional.

    ResponderEliminar
  4. Em 2017 quero ter uma primeira experiência em voluntariado europeu. Depois, quem sabe o internacional :) mas também é um objetivo!

    ResponderEliminar
  5. Gostava muito de fazer voluntariado internacional. No entanto, quando pesquisei a sobre o tema e conheci alguns programas, percebi que para fazer voluntariado paga-se e bem...

    ResponderEliminar
  6. Faço voluntariado numa associação cá da terra! Mas já me inscrevi no BA...

    ResponderEliminar
  7. Só pelo teu post, vejo que és boa pessoa! Por mais pessoas como tu neste mundo sfv!
    Gostava muitoo mesmo de fazer voluntariado a nível internacional, já andei a pesquisar e a informar-me e se o meu futuro me permitir, gostaria muito de fazer :)

    Fiquei a seguir :)
    Beijinhos**

    http://anagalhano.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. nunca fiz mas gostava de ter feito... talvez um dia quem sabe :)

    ResponderEliminar
  9. Já fiz voluntariado nacional, numa pequena associação de crianças que vivem em situações difíceis, tanto financeiramente como familiares. Tenho pena de nunca ter feito algo do género a nível internacional. Tenho a certeza que é uma experiência muito enriquecedora. Tenho amigas que já o fizeram e adoraram a experiência! Se tens oportunidade, não deixes de o fazer!
    beijinhos**

    ResponderEliminar