14 janeiro, 2016

Pé descalço


Nunca gostei de andar descalça. Nem quando era criança. Todas as crianças, por norma, gostam de andar descalças. Eu não. Adorava sapatos. Ou pantufas. Ou o que fosse que me tapasse os pés. Nunca gostei de andar descalça. Talvez seja por isso que, desde cedo, a minha mente começou a flutuar numa dança louca entre o passado e o futuro, nunca parando no momento presente. Talvez, por isso mesmo, tenha deixado de me sentir enraizada, tenha perdido o sentimento de pertença.

Ultimamente, nesta minha viagem ao meu interior, tenho aprendido muitas coisas. Uma delas é a importância de andar descalça. Por algum motivo é que na cultura japonesa as pessoas tiram logo os sapatos quando entram em casa e andam descalças. Não se trata só de não poluir o ambiente com os resquícios trazidos da rua. É mais do que isso. Andar descalço permite o enraizamento com o aqui e agora. Ajuda a mente a forcar-se no momento presente. Ajuda a equilibrar as energias e a afugentar ansiedades.

Estou a aprender a andar descalça. Confesso que não é fácil. É estranho. E eu adoro pantufas e chinelos quentinhos. Mas acho importante dar este passo. Andar descalça. Descalçar-me, não só de sapatos e de pantufas e chinelos fofinhos, mas também de tudo aquilo que não faz parte de mim, de tudo aquilo que é acessório, de tudo aquilo que não me faz bem.

9 comentários:

  1. Eu adoro, mas adoro mesmo andar descalça.

    ResponderEliminar
  2. Já eu desde criança sempre gostei de andar descalça, até na quinta andava descalça, e foi por andar tanto descalça que tenho uns pés horríveis(como diz a minha mãe cresceram como as raízes das árvores, para todos os lados lol)... Agora com a idade já me calço mais porque tenho frio e tal...

    Adoro o novo visual do blogue!

    ResponderEliminar
  3. Por aqui a minha mãe está-se sempre a queixar que ando sempre descalça :p

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. A tentar só no verão, agora está sempre frio em casa e é bem caro aquecê-la, por isso ando sempre de meias quentinhas e pantufas de pêlo.

    ResponderEliminar
  5. Eu por acaso gosto de andar descalça, mas é mais no verão, quando está calor.

    ResponderEliminar
  6. Com este texto fizeste-me perguntar a mim mesma se gosto ou não de andar descalça e sabes uma coisa? Não consigo dizer :o mas que te descalces de tudo o que te magoa e te faz mal querida!

    r: não é nada!!! Se acreditares nos teus sonhos e trabalhares por eles, é possível, tudo é possível!

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro andar descalça ! Sabes quando chegas a casa de alguém e te oferece chinelos? Eu sou aquele que recusa porque adoro sentir aquela sensação de pés no chão.
    Mas não sabia que era algo tão importante, e é engraçado porque vivi 3 semanas na Irlanda e raramente estive descalça. Talvez não me quisesse enraizar...

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro andar descalça! É um sentimento tão bom :) *

    ResponderEliminar