16 janeiro, 2017

Leituras | Cem Anos de Solidão


Já tinha este livro na prateleira para ler há imenso tempo, mas a verdade é que surgiam outros que me despertavam mais interesse na hora e este lá ia ficando esquecido. No início deste ano, uma das metas a que me propus foi deixar de acumular livros por ler e só comprar um livro novo quando não tivesse mais nenhum para ler [estou para ver até quando vai durar esta determinação!]. Mas voltando ao assunto, decidi, finalmente, ler este clássico e só tive vontade de me esbofetear por não o ter lido mais cedo.

Desconcertante e arrebatador são as palavras que, para mim, melhor definem Cem Anos de Solidão. Agora percebo o porquê deste livro ainda ser tão aclamado, mesmo já tendo passado mais de cinquenta anos da sua publicação. O livro relata a história da família Buendía ao longo de mais ou menos um século. Começa com a história de José Arcadio Buendia, patriarca da família e fundador da aldeia de Macondo, e vai-se desenrolando à medida que novas gerações vão nascendo. O que torna este livro tão especial é a conjugação da fantasia com uma realidade dilacerante, onde os sentimentos irreais e exagerados se misturam com mágoas e tristezas profundas, o tal estado de solidão que é transversal a todos os Aurelianos, Arcadios, Amarantas e Remédios da família Buendía.

Confesso que me é difícil descrever este livro. Apesar de, e como já referi, ser pautado por uma dose generosa de fantasia, e misticismo até, faz-nos reflectir acerca da condição humana, da relação entre pares, dos sentimentos que nem sempre têm explicação e da solidão que é capaz de engolir as pessoas sem que elas se dêem conta. Além disso, acabamos sempre por nos identificar com as personagens, apesar da sua excentricidade, pois, no fundo, representam cada um de nós, com os nossos exageros, as nossas quimeras, os nossos sonhos e as nossas paixões.

Depois de ter tido este livro empoeirado e esquecido numa estante durante tempo demais, posso dizer que se tornou num dos meu preferidos de sempre. Atrever-me-ia a dizer que é mesmo leitura obrigatória e necessária. Além disso, é daqueles livros que não se consegue para de ler. Não façam como eu e, se tiverem oportunidade, leiam esta obra prima logo que possam pois vale tanto, mas tanto, a pena.





#

5 comentários:

  1. Este nunca li. Peguei-lhe há uns anos mas estava sem pica... até hoje!

    ResponderEliminar
  2. Também é um título que tenho na minha lista mas que ainda não li.
    Shame on me!
    E agora com este post, ainda mais reforço o "tem de ser!".

    ResponderEliminar
  3. Quero ler este livro desde o meu 10°, na altura em que a minha professora de Português falou dele. Sou como tu, a vontade de o comprar é enorme, mas depois surgem outras leituras e ele fica pelas livrarias à espera... Mas um dia hei de adquri-lo. A ver se o encontro em segunda mão! :D
    Beijinhos!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  4. sinceramente ainda não me despertou muito interesse

    ResponderEliminar
  5. Mais um que ainda não li, ando muito preguiçosa nesse campo :)

    ResponderEliminar