18 janeiro, 2017

Ao Encontro de Mim




Uma das tarefas mais trabalhosas e longas é todo o processo que nos leva ao encontro de nós mesmos. Durante muito tempo, vivi completamente perdida, à deriva, sem saber quem era, o que queria e não queria, para onde ia ou onde queria ficar. Viver, para mim, era um estado automático, levado a cabo, muitas das vezes, pelos outros. Tudo isso fez com que não conseguisse conhecer-me ao certo durante o meu crescimento. Tudo isso fez com que as encruzilhadas da vida e as decisões a tomar despoletassem em mim estados de ansiedade que me deixavam mais perdida ainda. Só há pouco tempo atrás [um ano e meio, mais ou menos], quando decidi e quis mudar de vida, é que comecei este processo de me conhecer, de encontrar o meu verdadeiro eu. Desenganem-se se pensam que é algo fácil e rápido. Não é. É um trabalho demorado, exigente, por vezes cansativo. Há dias em que pensamos que já nos conhecemos na totalidade. E há dias em que olhamos no espelho e vemos um estranho. Há dias em que temos todas as respostas na ponta da língua. E há dias em que mergulhamos num estado de confusão total.

A boa notícia é que é mesmo assim. Faz parte do processo de auto-conhecimento todos estes altos e baixos, todos estes avanços e recuos. O nosso eu interior, apesar de maravilhoso, nem sempre se revela facilmente. É necessária uma busca incessante e persistente para o encontrarmos. O segredo é não desistir, não desistirmos de nós.

Neste meu processo de descoberta interior, muitas são as dúvidas e os receios com os quais me deparo diariamente. E quanto mais me conheço, maiores e mais profundas são as questões que surgem. E lá vou eu remexer no fundo da alma e nos baús do coração para tentar encontrar as respostas. Um dos métodos que mais me ajuda neste processo é a meditação. Quando estou a meditar, a minha energia eleva-se e equilibra-se, os medos, os receios, as crenças, tudo deixa de existir. E é nesse momento em que me conecto com o mais puro de mim que consigo avançar mais um pouco em direcção àquilo que sou de verdade. É um caminho longo e árduo, com paisagens belíssimas e com rochedos enormes, com dias de sol e com momentos de tempestade. Mas vale a pena. Tudo aquilo que nos leva ao encontro de nós vale a pena.




#

3 comentários:

  1. Sei quem sou e o que quero na maioria dos dias, sei para onde vou mas não sei onde quero ficar nos outros tantos e por fim há dias que nem sei quem sou, o que quero, para onde vou e onde quero ficar mas acho que isso também faz parte da vida e mais tarde ou mais cedo haveremos de encontrar respostas para todas as nossas perguntas! Boa Sorte e muita Força, querida :D

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Posso ser absolutamente sincera contigo? Andas a tentar-me. Ando com curiosidade de toda esta descoberta interior de que falas. Quando decidiste despertar para uma nova vida, para essa mudança, leste algum livro que aconselhes?

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão, é um processo longo e duro até, mas no final vale muito a pena :)

    ResponderEliminar