29 novembro, 2016

Be Zen | Meditação Da Árvore

A meditação faz parte do meu dia-a-dia há já mais de um ano. Comecei a meditar com o objectivo de acalmar a mente e reduzir a ansiedade que me consumia na altura. Hoje, não passo um só dia sem meditar. É o meu momento de conexão comigo mesma, com o meu coração, com a minha essência. São os meus minutos sagrados, em que só existo eu e o amor incondicional do Universo. Por norma, medito à noite, antes de me deitar. Quando tenho tempo, faço também uma pequena meditação de manhã, quando acordo, que consiste em estabelecer intenções para o meu dia e fazer algumas afirmações positivas [em breve também partilharei convosco essas meditações da manhã].
Meditar traz inúmeras vantagens à nossa vida. Além de reduzir os níveis de ansiedade e acalmar a mente, ajuda a regularizar os ciclos de sono, aumenta a capacidade de concentração, melhora a respiração e a circulação sanguínea e ajuda na conexão com a nossa essência.
Ainda há uma ideia errada associada à meditação. A maioria das pessoas pensa que meditar é ficar em posição de Lótus, com as mãos em Jnana Mudra, como vemos em várias imagens, e fazer ommmm sem pensar em nada. Não é que esteja errada esta ideia. Mas meditar não é bem isso. E qualquer pessoa consegue meditar, mesmo aqueles que têm a cabeça a mil e que dizem que não conseguem estar quietos. Basta estabelecerem essa intenção e tentar. É uma questão de hábito e quando começarem a sentir as mudanças no vosso interior e na vossa vida, não quererão outra coisa.
Hoje partilho convosco uma das minhas meditações preferidas e que fiz pela primeira vez no meu curso de Reiki I. É uma meditação muito simples e muito bonita. Espero que gostem e que a façam muitas vezes, se assim o desejarem.



Meditação da Árvore
Comecem por preparar o ambiente - podem acender umas velas ou incenso e colocar uma música suave;

Sentem-se ou deitem-se numa posição confortável [pernas esticadas, coluna alinhada, as mãos sobre o colo ou sobre as pernas com as palmas voltadas para cima] e fechem os olhos;

Comecem por fazer um pequeno exercício de respiração [inspirem profundamente, até não haver mais ar para entrar, sustenham o ar durante alguns segundos e expirem profundamente até não haver mais ar para sair; repitam este ciclo algumas vezes, até sentirem que o vosso corpo começa a relaxar];

Mantendo a concentração na respiração, agora normalizada e suave, sintam que todo o vosso corpo é invadido por uma luz brilhante e dourada, uma luz que aquece o corpo e que relaxa todos os músculos, desde o couro cabeludo até aos dedos dos pés; sintam todo o vosso corpo a ficar cada vez mais leve;

Agora visualizem uma árvore grande, verde e bonita, no meio de uma bonita paisagem;

Aproximem-se da árvore e dêem-lhe um abraço gigante; abracem a árvore com todo o vosso coração, como se fosse uma velha amiga que não viam há muito tempo; sintam nesse abraço a conexão com a Natureza e com o Universo;

Sintam que, aos poucos, se fundem com a árvore e passam a ser um só, vocês e a árvore; sintam a energia da árvore no vosso corpo e no vosso coração; sintam que também vocês são parte importante da Terra e do Universo;

Deixem-se ficar assim, conectados com a árvore, durante algum tempo, sentido a energia e a paz dessa conexão;

Aos poucos, comecem a sair da árvore; dêem-lhe um outro abraço de despedida;

Tragam a vossa consciência para o local onde se encontram;

Respirem fundo, mexam as mãos e os pés, devagar, sem pressas;

Quando se sentirem preparados, podem abrir os olhos e agradecer por esse momento de quietude e paz.



Espero que consigam fazer esta bonita meditação e que a mesma vos ajude. Namasté!
[Estou a pensar na possibilidade de gravar em áudio meditações guiadas para partilhar aqui. Digam-me o que acham dessa ideia, se seria útil e mais fácil. Podem também deixar sugestões de outros temas ou partilhas que gostassem de ver por cá.]



#

1 comentário:

  1. Parece-me muito bem esta meditação tal como as músicas. Acho que devias mesmo partilhar :)

    ResponderEliminar