12 outubro, 2016

Fibromialgia | O Frio


*****

O frio é um dos meus piores inimigos. Pensando bem, o calor também. Melhor dizendo, temperaturas e climas extremos são grandes inimigos da minha pessoa e da fibromialgia que vive em regime de parasitismo comigo. Nos últimos dias, o frio do Outono já se faz sentir, principalmente à noite. E esta transição de temperaturas amenas para este primeiro frio não está a ser fácil. O meu corpo entrou logo em alerta vermelho. Sinto os meus músculos completamente contraídos o dia todo. Já tive de colocar na cama um cobertor, o edredon de Inverno e, espantem-se, lençóis polares [sintam-se à vontade para se rirem]. Quando chegar Dezembro não sei como será.

Uma das consequências da fibromialgia é o aumento da sensibilidade, quer ao frio, quer ao calor. O corpo reage automaticamente aos extremos. A dor aumenta, a fadiga também. Depois, é um círculo vicioso: quanto mais frio, mais dor; quanto mais dor, mais frio; e assim por diante. Acho que não estou preparada para o Inverno. Não sei como vou suportar as manhãs e as noites geladas. Estou a pensar seriamente em mudar a minha cama para a frente da lareira da sala. E amanhã já vou começar a reforçar o meu roupeiro com roupa quente, cachecóis, luvas e tudo o mais. Se virem alguém na rua com ar e estilo siberiano, ou tipo boneco michelin, já sabem que sou eu e podem vir ter comigo e dar-me um beijinho!

4 comentários:

  1. Vou ficar atenta aos bonecos Michelin na rua! Se bem que aqui na Suécia há muitos ;)
    Parabéns por usares o blog para partilhar a tua experiência.

    ResponderEliminar
  2. A minha mãe tem e sofre muito. Custa-me muito ela estar sempre a queixar se de dores musculares e quase ainda nem meio dia é. Seja a que horas for, seja qual for o tempo... custa-me muito mesmo, é uma doença muito ingrata!!

    ResponderEliminar
  3. O mais importante é que te sintas minimamente bem e confortável, cuida de ti :)*

    ResponderEliminar
  4. lá está: eu sou a favor de estações amenas, outono e primavera!

    ResponderEliminar