22 setembro, 2016

Outono


*****

Sempre gostei do Outono. Sem razão nenhuma e por todas as razões. Gosto da sensação de serenidade que o Outono me traz, dos cheiros que se misturam e que invadem os meus sentidos. Encaro o Outono como uma espécie de esperança renovada, não uma esperança frenética e ansiosa como aquela que a Primavera nos dá, mas sim uma esperança madura e serena que sabe que algo de bom vai mesmo acontecer. E depois há todas as tonalidades de amarelos e castanhos e encarnados que preenchem as ruas empedradas e cinzentas. Há o sol que aquece mais a alma do que a pele. Os dias encolhem-se na sua timidez, dando lugar a noites que se agigantam e nos permitem sonhar mais um pouco. As primeiras chuvas dão de beber à terra seca e deixam no ar aquele aroma de terra humedecida que nos transporta à nossa infância e à magia que tudo nos causava. As lareiras acendem-se novamente, deixando o fogo crepitar, livre, enquanto nos aninhamos no sofá, enrolados em mantas, tendo por companhia um livro, uma chávena de chá ou uma mão amiga. O Outono pode ter roubado o Verão onde tudo era possível mas, em compensação, traz-nos a promessa de dias em que podemos serenar o coração e renovar a alma, os caminhos, os sonhos, a vida.

5 comentários:

  1. Sou amante do calor, não há duvida. Só de pensar no Outono, dá-me o fanico!

    ResponderEliminar
  2. outono e primavera, cheiram-me a épocas de transição ;)

    ResponderEliminar
  3. Odeio o outono com todas as minhas forças! Depois lá me habituo ao inverno, mas o outono é toda uma tristeza. Não me sinto nada renovada =P

    ResponderEliminar
  4. Todas estas transições do tempo acabam sempre por nos trazer coisas novas! :p

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  5. Não gosto do tempo frio, para mim é verão e pronto, podia até ser todo o ano, mas entendo o que dizes e essas coisas também sabem bem, sem dúvida :)

    ResponderEliminar