21 setembro, 2016

O Drama, a Tragédia, o Horror



Hoje esqueci-me do telemóvel em casa. Em muitos, muitos anos foi a primeira vez que tal me aconteceu. Quando chego ao metro e percebo que não tenho o telemóvel na carteira foi como se todo o meu mundo ruísse. Comecei a hiperventilar, com taquicardia e até me vieram as lágrimas aos olhos [ridículo, eu sei, mas foi mesmo isso que aconteceu]. Basicamente, tenho metade da minha vida no telemóvel. É com ele que envio dezenas de emails todos os dias, faço marcações, agendo visitas com os utentes, onde tenho o meu horário de cada mês, enfim, a minha vida profissional depende muito de tudo o que lá tenho. Daí o pânico que se instalou em mim. Já para não falar da parte de lazer. Enfim, todo um drama se fez na minha mente insana. Ainda ponderei voltar atrás para o ir buscar. Sim, pus a hipótese de chegar atrasada ao trabalho por causa do telemóvel. Mas não o fiz. E, milagre dos milagres, consegui sobreviver a um dia inteirinho sem este pequeno aparelho de demo. E percebi a dependência que tenho dele. Uma pessoa nem se apercebe do como está 'agarrada' até ao dia em que isto acontece. Fiquei seriamente preocupada comigo mesmo quando quase tive uma crise de ansiedade por causa de me ter esquecido do telemóvel em casa. A verdade é que é como se ele já fizesse parte da nossa anatomia, como se fosse um braço ou uma mão que temos a mais e sem a qual já não conseguimos viver. E isto é grave. E nada saudável. Estes lindos aparelhos electrónicos vieram ajudar-nos em muito, mas também nos tornaram altamente dependentes deles. E tudo aquilo que provoca dependência não é bom. Assim como assim, tenho de começar [urgentemente] a deixar de estar tão dependente de um simples aparelho electrónico. E praticar a arte do desapego [quando uma pessoa pensa que já está num nível energético acima, acontecem estas coisas para me fazer perceber que ainda sou um simples e reles ser vivo dependente de coisas tão parvas como de um telemóvel].

7 comentários:

  1. Olha que excelente post. Ainda hoje pensei nisto, não porque me esqueci do telemóvel, mas porque o usei tanto que a bateria morreu - e isto tem-me acontecido imenso nos últimos tempos! Dá que pensar...

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. Aconteceu-me há uns tempos! Não houve lágrimas mas houve muita ansiedade e tive de me relembrar que há coisas muito, muito piores. A dependência é terrível ;)

    ResponderEliminar
  3. Fiquei 1 mês sem ele... uma experiencia horrorosa

    ResponderEliminar
  4. eu acho que actualmente a esmagadora maioria das pessoas é assim, dependente do telemóvel

    ResponderEliminar
  5. Identifico-me, principalmente em relação aos fones... Não me consigo imaginar sem ouvir música um dia que seja!, sobretudo quando sei que terei de apanhar carradas de transportes para chegar à faculdade! É um pensamento terrível!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  6. Como eu te entendo!
    A última vez que me esqueci do telemóvel, passei o dia todo inquieta porque estava incontactável e se precisasse não tinha como contactar ninguém. Escusado será dizer que cheguei a casa e nem uma chamada perdida nem uma mensagem por ler!

    ResponderEliminar