27 setembro, 2016

Fibromialgia | As Crises


*****

Como em qualquer outra doença, a fibromialgia também é pautada por crises. Apesar de a dor e a fadiga serem uma constante, há dias que conseguem ser ainda piores do que os restantes. São os dias de crise, em que tudo dói a duplicar. Com o passar do tempo, fui conhecendo o meu corpo e hoje já consigo 'pressentir' quando vou entrar em crise. Por norma, as noites que antecedem o período de crise são noites passadas praticamente em claro. Insónias terríveis e uma sensação de sufoco iminente. Quando isso acontece, já me vou preparando para os dias seguintes. E é certo, tão certo como estar aqui agora a escrever.

O passado fim-de-semana foi de crise. Dores insuportáveis por todo o corpo, até nos dedos dos pés. Mas o pior, desta vez, foram as dores lancinantes nos joelhos. Por momentos, pensei mesmo que ia enlouquecer. Tive vontade de pegar num martelo pesado e esmagar os joelhos a ver se, assim, deixavam de dor de vez [pensamentos insanos provocados pela dor!]. Foram dois dias de sofrimento atroz, três noites sem dormir, uma agonia sem fim. Felizmente, ontem já me senti melhor. A dor abrandou [e já não sinto vontade de esmagar os joelhos!]. Estes dias de crise são mais complicados. É preciso ter muita paciência, cultivar essa paciência e não deixá-la esmorecer, caso contrário, é muito fácil entrarmos em desespero e termos pensamentos alucinantes e mórbidos até. É preciso uma grande capacidade de resiliência para nos reerguermos quando essas crises nos deitam por terra. Não é fácil, por mais optimista que uma pessoa seja. Não é fácil, mas é possível. E a facilidade que já tenho em reconhecer os sinais prévios que o meu corpo me dá ajuda-me, de certa forma, a preparar-me e a mentalizar-me que vem uma crise a caminho. E assim se vão vivendo os dias, uns melhores, outros nem por isso. Mas o importante é não vergar perante doença, encará-la de frente e dizer-lhe bem alto 'podes até deitar-me ao chão mas hei-de reerguer-me as vezes que forem precisas'.

3 comentários:

  1. «Tu és mais forte e sei que no fim vais vencer!»

    ResponderEliminar
  2. Que tenhas sempre força para te reerguer.
    Fico com o coração apertado quando leio estas tuas descrições, mas és tão poderosa que sei que vais dando a volta por cima!
    Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
  3. Tu és realmente muito forte, eu não sei se aguentaria tal coisa sem medicação para as dores. Coragem*

    ResponderEliminar