08 agosto, 2016

Fibromialgia | A procura diária pelo equilíbrio e o cansaço que não dá tréguas


Nem sempre é fácil manter o equilíbrio. Para dizer a verdade, é um trabalho diário que requer dedicação e força de vontade. Nestes dias de férias, tenho conseguido fazer as minhas meditações diárias [de manhã e à noite] e muito auto-Reiki. Tenho tentado levar uns dias tranquilos, com o pensamento centrado no momento presente. No entanto, há sempre um turbilhão de emoções que tenho de gerir cá dentro. Há sempre condicionantes externas que provocam ansiedade. Há sempre decisões a tomar e caminhos a delinear. Há sempre uma coisa chata chamada fibromialgia que me tira do sério na maior parte dos dias, ora porque estou com dores, ora porque me sinto tão, mas tão cansada, que me pergunto onde raio irei buscar forças para recomeçar a trabalhar já na próxima semana. E esta é uma pergunta que fica sem resposta. Porque, muito sinceramente [e em jeito de desabafo] sinto-me cada vez mais cansada. É um cansaço que não consigo explicar por palavras, é um cansaço que nunca acaba, mesmo que eu permaneça quieta 24 horas seguidas. Não há um dia, um só dia, em que acorde com o mínimo de força para me levantar. Todas as manhãs fico às voltas na cama a tentar perceber como vou fazer com que este meu corpo comece a funcionar. E lá me vou arrastando pelos corredores até me meter debaixo do chuveiro, deixando a água morna cair sobre mim enquanto me aninho e fecho os olhos e tento vislumbrar um mundo colorido. E é a esse suposto mundo colorido que me agarro e recomeço mais um dia. E é nessa abstracção que crio dentro de mim que lá vou suportando a dor e arranjando forças para dar mais um passo.

Para dizer a verdade, a minha única vontade [todos os dias] é fazer um retiro espiritual, para lá do Oriente, durante tempo indeterminado. A ver se o cansaço e a dor por lá ficavam. Mas tal não é possível. Assim sendo, resta-me continuar a procurar o meu ponto de equilíbrio [e o meu mundo colorido], agigantar a minha paciência e trabalhar este processo de aceitação perante algo com o qual terei de viver o resto dos meus dias.

3 comentários:

  1. Hey Catarina.
    É uma situação muito complicada aquela em que estás, já tive fases assim, e sei que custa bastante, mas pelo menos para mim, faço por crer que não passam de fases e não será para sempre. Eu procuro tentar encontrar sempre algo que me motive. Algo que torne mais fácil levantarme da cama de manhã, procurar algo na vida que me anime.
    Espero que consigas encontrar esses teus algos, e sentires-te melhor e com mais força para viver a tua vida.
    Beijinhos,
    http://amiudasempreaandar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Oh Catarina, tu és mesmo uma inspiração com a tua força e determinação!
    Admiro-te mesmo. E aperta-me o coração ler estes teus posts onde te revelas tão humana e tão frágil mas ao mesmo tempo tão corajosa!
    Que os dias melhorem e te mostrem sempre todas as suas cores!

    ResponderEliminar
  3. Tu és mesmo uma mulher com M grande e uma inspiração para toda a gente. Espero que tudo fique melhor e que os dias se tornem mais serenos e fáceis :)**

    ResponderEliminar