09 agosto, 2016

Cuida de Ti | Benefícios do Limão

[Fotografia da minha autoria]

O limão é aquele fruto que, muitas das vezes, é esquecido e posto de lado, a não ser para utilizar nuns temperos para alguma iguaria culinária e pouco mais. Aquilo que muitos desconhecem é que este pequeno ser amarelo [ou verde, vá!] tem um imenso potencial curativo. Para começar, é o cítrico mais rico em vitamina C que, como sabemos, potencializa o nosso sistema imunitário, prevenindo uma série de doenças, como a famosa gripe. Além disso, e aposto que a maioria já sabe isto, é um desintoxicante eficaz e saudável para o nosso organismo. Para quê comprar chás e sumos detox se um copo de água [morna, de preferência] com umas gotas de limão, em jejum, é o melhor para desintoxicar e purificar o nosso organismo. Assim sendo, deixo-vos com uma lista dos principais benefícios do limão:

- Desintoxica e purifica o organismo.
- Fortalece o sistema imunitário.
- Equilibra o pH. [Pode parecer estranho, uma vez que o limão é ácido, mas quando metabolizado comporta-se como alcalino no nosso organismo.]
- Ajuda na perda de peso.
- Facilita a digestão.
- Controla a tensão arterial.
- Tem um papel importante na prevenção do envelhecimento precoce [graças às suas propriedades antioxidantes].

Estas são, apenas, algumas dos benefícios que o limão pode trazer à nossa saúde.

Pela parte que me toca, há já algum tempo que bebo água morna com umas gotas de limão, em jejum ,diariamente [tenho a sorte de ter um limoeiro no jardim cá de casa]. Faço-o, acima de tudo, para desintoxicar e purificar o organismo e a verdade é que sinto algumas melhorias, principalmente a nível gastrointestinal. Claro que há uma série de mitos relacionados com o limão [que é muito ácido, que pode irritar o estômago, etc, etc, etc...] que são apenas isso: mitos. E claro que, como em tudo na vida, o limão deve ser consumido com equilíbrio. Se assim for, então só teremos vantagens e uma vida ainda mais saudável.

4 comentários:

  1. Eu adoro limões!! Aliás quando estou em Guimarães tempero sempre os bifes com limão ou o peixe, é sempre limão, a obsessão é tanta que até me ofereceram um emblema que é um limão ahahah
    Todos os verões adorava beber jarros de água com limão, a única forma de beber água, mas a minha mãe chegava a um ponto que me proibia porque dizia que me ia fazer mal aos rins. Graças a ti já tenho uma lista de benefícios do limão para lhe mostrar e assim posso voltar à minha limonada, sem açúcar claro!

    Beijinhos*
    r: Um perigo que ainda não anda muito na estrada ahahah

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo comentário <3
    Não gosto muito de limão, mas sei que faz muito bem e tento beber sempre água morna com limão de manhã e, em vez de temperar a salada com vinagre, ando a optar pelo sumo de limão :)

    Beijinhos, xx
    mylittlecorner7.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Segui o blog, querida! Gostei muito :)

    Beijinhos, xx
    mylittlecorner7.blogspot.pt

    ResponderEliminar