19 abril, 2016

Leituras | Imperatriz Isabel de Portugal

[Fotografia da minha autoria]

Mais um romance histórico acabadinho de ler (já disse que adoro romances históricos?). Este relata a história da Imperatriz Isabel de Portugal, filha do rei D. Manuel I, que casou com o Imperador Carlos V e que, desta forma, se tornou Rainha e Imperatriz do vasto Império da cristandade. Isabel era uma mulher muito simples e recatada, no entanto, tinha um imenso poder de organização, gestão e decisão pois, não raras vezes, ficou no comando dos reinos aquando das prolongadas ausências do marido. É mãe de Filipe I de Portugal, que irá iniciar, anos mais tarde, a dinastia filipina, e avó de D. Sebastião, o jovem rei desaparecido na batalha de Alcácer-Quibir. Morreu muito jovem, com apenas 36 anos, deixando uma grande saudade ao seu marido, que não mais voltou a casar, e a todo o povo castelhano, que desde o início a acolheu de braços abertos e muito apreciava a sua conduta terna e generosa, sempre defensora dos mais fracos.

Apesar de ter gostado da história, não gostei particulamente da forma como este livro está escrito. Trata-se de uma quase biografia, como muitas referências e sem qualquer diálogo ou informação além da que está, oficialmente, documentada. Isto faz com que, por vezes, a sua leitura se torne aborrecida (e eu muito raramente me aborreço com um livro). No entanto, não deixa de ser um bom livro, bastante completo e fiel à realidade.

10 comentários:

  1. também adoro romances históricos! nunca li este mas ja me disseram que é muito bom!
    beijinho!

    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu não sou uma super fã de romances históricos confesso :)

    ResponderEliminar
  3. Também já ouvi falar mas já que disseste que é demasiado biográfico, nem arrisco.

    ResponderEliminar
  4. Assim torna-se aborrecido mesmo, no entanto, também gosto de ler sobre a história, é uma ótima forma de aprender.

    ResponderEliminar
  5. Gostas de romances históricos? Conheces os da Philippa Gregory? Não são nenhum fenómeno literário, mas numa altura em que andava obcecada com a dinastia Tudor li três livros dela e gostei :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li The Other Boleyn Girl (que deu origem a um filme com a Natalie Portman, Scarlett Johansson e Eric Bana, mas não recomendo a ninguém porque adulteraram completamente os factos históricos, ainda mais que a autora do livro). Depois li The boleyn Inheritance que é uma espécie de continuação e finalmente The Constant Princess, sobre a primeira esposa do Henrique VIII. Dos três, The Other Boleyn Girl é o mais interessante e o melhorzito.

      Eliminar
  6. Por acaso não sou nada dada a romances históricos.
    Tenho um lá em casa que comprei porque na altura me pareceu bem mas ainda não lhe peguei... vamos lá ver se mudo de ideias :)

    nem mais nem menos | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. eu sou mais de romances de época ;)

    ResponderEliminar
  8. Nunca li muitos romances históricos por achar que são demasiado factuais.
    Gosto de um pouco mais de fantasia à la Charlotte Bronte :)

    Venus in FleursZara Giveaway

    ResponderEliminar