01 março, 2016

My Fit Self Challenge


Como já referi neste post aqui, aderi ao desafio proposto pela Nádia do blogue Perdida em Combate. Recapitulando, este desafio consiste na adopção de hábitos de vida saudáveis, que passam pela alimentação e pelo exercício físico. A grande diferença deste desafio, em comparação com outros do género, é que as dicas sugeridas pela Nádia são acessíveis a todas as pessoas, ou seja, não há cá a necessidade de comermos couves de bruxelas ao pequeno-almoço (se o quiserem fazer, tudo bem, nada contra!), nem de corrermos 10 km's de uma só vez. E aqui estão elas:

- Trocar o pão branco por pão integral ou de sementes; 

- Reduzir o consumo de sal (lima, limão e ervas aromáticas são excelentes alternativas);

- Reduzir o consumo de azeite; 

- Substituir o açúcar branco pelo mascavado;  

- Eliminar (ou reduzir ao máximo) a ingestão de fritos; 

Eliminar (ou reduzir ao máximo) o consumo de junk food

- Aumentar as doses diárias de fruta e legumes;

- Jantar entre as 18h e as 20h (quanto mais cedo, melhor); 

- Se tiveres fome antes da hora de dormir, opta por uma peça de fruta; 

- Beber, pelo menos, 1,5L de água por dia (podes descarregar a app Water Your Body, que calcula a quantidade necessária para o teu peso e altura); 

- Manter bons hábitos de sono; 

- Fora de casa, levar sempre um snack leve para evitar lanches menos saudáveis;

- Fazer meia hora de exercício diário e aproveitar cada oportunidade para nos movermos (caminhar sempre que possível, usar escadas, etc).


Como vemos, são dicas bastante simples, que qualquer pessoa consegue incluir na sua rotina e o certo é que podemos ter resultados concretos e duradouros. Podem ainda ver os blogues que estão a participar AQUI.

(Logotipo da autoria da Nádia)


Confesso que já cumpria a maioria das dicas apresentadas neste desafio. No entanto, há ali três coisinhas que são o meu calcanhar de Aquiles, que passo a explicar:

- Aumentar as doses diárias de frutas. Eu não gosto de fruta. Ponto. Sim, eu sei que pode parecer estranho mas é mesmo assim. Não gosto mesmo. Durante muitos, muitos anos não comia qualquer tipo de fruta (para desespero da minha mãe). Não adiantava dizerem-me que fazia bem e tal e coisa. Eu sabia disso tudo mas continuava a não gostar e a não comer. Entretanto, por motivos de saúde, precisei de começar a incluir a fruta na minha dieta alimentar. Tinha mesmo de ser, ou era isso ou suplementos de magnésio e de potássio e essas tretas todas que fazem mais mal do que bem. A muito custo, lá fui começando a comer alguma (pouca) fruta (que odeio de morte, quase vomito). Para mim, comer fruta é como tomar um xarope daqueles horríveis que nos davam quando éramos crianças. Quase que tenho de fechar os olhos para nem ver o que estou a comer. É uma tontice, eu sei, mas cada qual tem as suas manias. Posto isto, vou tentar aumentar (ainda) mais a ingestão de fruta e deixar de comer apenas banana com canela, ou maçã com canela, ou morangos com canela (sim, só com canela é que lá vai). Vou fazer um esforço para começar a suportar melhor a ideia de comer fruta.

- Manter bons hábitos de sono. Apesar de adorar dormir, nunca fui pessoa de ter hábitos de sono regulares. Desde há muito tempo que tenho insónias, o que me faz passar parte da noite acordada. O problema também é que não consigo nunca deitar-me antes da uma/duas horas. Não adianta, não consigo, mesmo que tenha de me levantar às cinco da manhã não consigo dormir mais cedo. Isto já vem desde os tempos de faculdade, em que só conseguia concentrar-me à noite. E agora é igual, só consigo escrever coisas de jeito à noite, só consigo ter inspiração à noite. É um hábito que quero mudar. Vou começar a deitar-me mais cedo, por voltas das onze e meia ou meia-noite. Se conseguir 'educar' o meu sono será meio caminho andado para melhorar uma série de outras coisas.

- Esta é mesmo a pior: deixar de me empanturrar com doces à noite. Este é o maior de todos os desafios. Tenho, constantemente, ataques de fome nocturnos. A hora crítica é ali por volta das onze/meia-noite. É uma fome que nem é fome, é mesmo vontade de comer este mundo e o outro. E, claro está, só como coisas que fazem mal, desde bolachas, cereais de chocolate, torradas, enfim, uma desgraça. E o mais irónico é que porto-me bem durante o dia, tenho uma alimentação o mais saudável possível e quando chega a noite é a desgraceira que se vê. Isto tem uma explicação, mas ficará para um próximo post. Assim sendo, conseguir substituir as bolachas e os doces por alimentos mais saudáveis quanto tenho estes ataques furiosos é o meu grande objectivo deste desafio.

Quanto às restantes dicas, vou continuar a cumprir e tentar não me deixar vencer pela preguiça (apesar de até gostar de fazer caminhadas, às vezes, dá-me a preguiça e não vou). Fica prometido que, a partir de hoje, as caminhadas serão diárias, incluindo fins-de-semana.

A todas as meninas (e meninos, se houver) que estão comigo neste desafio, desejo boa sorte e força de vontade. Vamos lá lutar por uma vida mais saudável!

13 comentários:

  1. Boa sorte querida!
    Já eu adooooro muito fruta!

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  2. Sou como tu, preciso mesmo de alterar o hábitos de sono e deixar de comer doces à noite, é terrível!
    Mas força para as duas, vamos conseguir :3

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

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  3. Boa sorte! :) Também vou tentar melhorar os hábitos, especialmente cortar nos doces. Beijinhos

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    1. Boa sorte para ti também :) Vamos conseguir!

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  4. Não como couves de bruxelas ao pequeno-almoço, mas ganhei o hábito de comer grão antes de dormir, se tiver aquela vontade de comer. É engraçado como os gostos se vão adaptando, acredito que até serás capaz de um dia gostar de fruta =P

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    1. Eu gostava muito que isso acontecesse, gostava mesmo mas não sei não! No entanto, se a conseguir comer mesmo sem gostar muito já é uma grande vitória para mim :)

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  5. acho que o meu pior "pecado" é mesmo comer bastantes porcarias antes de ir dormir, tenho de tentar mudar isso este mes eu também ehhee
    boa sorte para ti
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

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    1. É o meu maior 'pecado' também! Vamos conseguir mudar, vais ver :) beijinhos

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  6. Não desistas e verás que consegues fazer tudo :)*

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