13 março, 2016

Destralhar

(Imagem retirada daqui)

Um dos objectivos que estabeleci no início deste ano foi adoptar um estilo de vida minimalista. Um verdadeiro desafio, portanto. Sempre fui pessoa de acumular coisas. Tenho caixas e caixas cheias de coisas que não lembram ao diabo. Desde pacotes de açúcar a bilhetes de cinema, cabe lá de tudo. Com roupa, sapatos, carteiras e acessórios é a mesma coisa. Apesar de doar alguma roupa de tempos a tempos, há coisas das quais não consigo desfazer-me. Houve uma fase da minha vida em que fui uma consumidora compulsiva. Comprava coisas só porque sim. Na verdade, não era só porque sim. Via no consumismo uma forma de preencher vazios e lacunas, mas disso falarei numa outra altura. Posso dizer que tenho peças de roupa e calçado que nunca usei ou que só usei uma única vez.

Apesar de ter estabelecido o objectivo de destralhar no início do ano, só agora é que ganhei a 'coragem' suficiente para o fazer. E vou começar já amanhã. Vai ser uma limpeza daquelas. Por muito que me custe, tenho de me desfazer de tanta tralha que tenho acumulada. Sempre vi nos objectos materiais que guardava, uma forma de recordação. Guardava para mais tarde recordar. Mas, com a mudança interior que tenho vindo a fazer, começo a perceber que não preciso de bens materiais para me recordar do que quer que seja. Porque os momentos bons, aqueles que realmente nos marcaram, ficam gravados no nosso coração. Não precisamos de nada mais do que a nossa memória para nos recordarmos deles. Basta abrir as janelas do coração. Além disso, sei que, ao adoptar um estilo de vida minimalista, resumido ao essencial, poderei ter mais espaço. Mais espaço físico e, acima de tudo, mais espaço emocional. A ver vamos como corre todo este processo.

14 comentários:

  1. Também tenho que optar por fazer o mesmo, apesar de ser daquelas pessoas que se apega demasiado a tudo, e guardo, guardo e, no fim, é um montão de coisas.
    Podias criar um espacinho aqui no blog, ou uma página no fb, onde vendesses algumas coisas, se assim o quisesses. Tanto para ti como para quem compra, seria uma mais valia. Mas, é apenas uma opinião :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso nunca me tinha passado pela cabeça vender algumas coisas, é uma ideia a considerar! Obrigada pela sugestão :)

      Eliminar
    2. Se assim for, partilha connosco então :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. espero que consigas cumprir com este objetivo! eu também tenho muito o hábito de acumular coisas, mas costumo fazer "limpezas" regulares, para pôr de parte tudo aquilo a que não dou uso :)

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou conseguir :) Eu tinha a mania de guardar, mesmo que já não precisasse ou usasse, mas isso agora acabou!

      Eliminar
  3. Já ando nesse mood "minimalista" há uns meses. É difícil habituar mas sabe bem quando nos livramos da tralha. Depois é uma questão de manutenção e "keep it simple". :)

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso, quero uma vida mais leve, mais simples, sem 'tralha' acessória :)

      Eliminar
  4. Sinto o mesmo. Já comecei a simplificar, ams sinto que só quando sair de casa dos meus pais é que vai ser a sério. O verdadeiro desafio de deixar o passado para trás. A ver vamos!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, o verdadeiro desafio é deixar o passado para trás...não é fácil...sinto que ao 'destralhar irei conseguir libertar (ou continuar a libertar) algumas coisas do passado. Um dia, hás-de conseguir também!

      Eliminar
  5. Gostava de ter a tua coragem. Já tentei várias vezes "desapegar-me" mas chega à hora e não consigo. o porque não sei,talvez seja uma das resoluções para 2017.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi uma decisão fácil, ando a adiar isto há muito tempo. Mas sinto que chegou a hora certa de o fazer!

      Eliminar
  6. Eu adoptei essa forma de estar desde que mudei de casa a primeira vez e tive noção da quantidade de inutilidades que guardava! Enfim, também tinha essa ideia de guardar para recordação, mas agora já não faço esse apego aos materiais. Às vezes tiro uma foto ao objecto e pronto. :p ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia da foto é gira :) Hoje já comecei a destralhar e fique parva com a quantidade de coisas que tinha guardadas...!

      Eliminar
  7. Acho que fazes muito bem, força nisso*

    ResponderEliminar