12 fevereiro, 2016

Momento de reflexão (e pedido de ajuda)

(Foto retirada daqui)

Por vezes, tenho a sensação de que não consigo expressar-me como gostaria, de que não consigo passar a mensagem. Eu sei que há textos em que a minha escrita é um pouco mais abstracta e que pode confundir quem me lê. Tento sempre ser o mais clara possível, mas cada vez mais me apercebo de que não consigo. E o problema é meu e só meu. Uma vez, ouvi alguém dizer que, quando um texto, ou mesmo um livro, são interpretados erradamente, a culpa não é do leitor mas sim do autor, que não conseguiu fazer passar a mensagem pretendida. E isso é extremamente entristecedor.

Neste momento, sinto-me entristecida e um tanto frustrada por constatar que, por vezes, não consigo dizer-vos o que quero, não consigo fazer passar a emoção que quero. Porque a minha escrita é à base de emoções. E escrever sobre emoções não é fácil. E eu gosto de escrever nas entrelinhas, sempre na esperança de que a mensagem secundária vai passar. O certo é que nem sempre isso acontece.

Assim sendo, pergunto-vos, de coração aberto, o que gostariam de ver melhorado nos meus textos ou na forma como escrevo? Acham que deveria ser mais clara? Mais simples na escrita? Menos emocional? Utilizar menos metáforas? Digam de vossa justiça. Pois acredito que é com as críticas construtivas que aprendemos e evoluímos. Desde já, o meu muito obrigado por continuarem desse lado, e desculpem se nem sempre consigo chegar-vos ao coração.

10 comentários:

  1. eu gosto dos teus textos! nao sei se precisas de melhorar algo. para mim trasmitem quem es e como és.. beijinho

    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que cada blogger deve escolher o registo com que mais se identifica, por isso não acho muito certo dizer o que acho que deverias ser, porque outra pessoa terá uma opinião diferente. Mas pessoalmente vejo a blogosfera como um sítio de escape (inclusivamente criei o meu blog porque senti uma necessidade enorme de que alguma coisa na minha vida fosse só bonita e descomplicada). E por isso gosto de ver posts giros, ou com piada, ou de opinião sobre qualquer assunto que interesse ao autor. Para mim os teus posts só pecam por vezes em serem um pouco melancólicos e transmitirem algum abatimento. E é perfeitamente normal, porque não estamos sempre super bem dispostos e temos problemas, mas nos últimos meses tenho aprendido que a nossa atitude perante as coisas consegue ser uma fonte de bem-estar. Espero que não leves a mal, se não gostasse de ti e do teu blog não diria isto :)

    ResponderEliminar
  3. Escreve sem pensares no que os outros vão pensar. Escreve com o teu coração. Tens um bom blog (e não o digo só por ser simpática). Se gostas de escrever com emoção continua a fazê-lo. Nem todos conseguem ler nas entrelinhas e perceber as metáforas de todos... Por exemplo, poucos conseguem perceber o sentido do que Fernando Pessoa escrevia e mesmo assim ele é considerado um dos melhores poetas portugueses. Ou (não sei se conheces) o livro "O Amor é Fodido" do Miguel Esteves Cardoso, quando o li houve algumas partes que achei confusas e mesmo assim considero um livro genial, dentro dos meus preferidos... Apenas deixa fluir :D

    ResponderEliminar
  4. Tens é de ser tu e não tens de melhorar nada por nós .. tens de ser tu :)

    ResponderEliminar
  5. Pessoalmente penso que tens de escrever de ti para ti; se tu entendes é o que precisas. Os outros vão sempre interpretar aquilo que escreves à sua maneira porque ninguém é igual a ninguém é essa a beleza da escrita: o sentimento junto à imaginação.

    beijnho,

    Marlene,
    McTBeauty: http://mctbeauty.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto e sempre gostei da tua escrita e julgo que sempre a percebi e interpretei correctamente. Acho que é como tudo na vida, não se pode agradar a gregos e troianos. Escreve o que sentes, como sentes, relê e se te sentires orgulhosa do que escreveste é isso que mais importa. Nem toda a gente gosta dos mesmos autores e não é por isso que os grandes autores deixam de ser bons :p

    ResponderEliminar
  7. Não poderia concordar mais com a McTBeauty, era exatamente isso que vinha comentar, por outras palavras xD

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto da forma como escreves porque deitas cá para fora o que te vai na alma...
    Desde sempre fui muito organizada com os meus pensamentos e refletia mt bem antes de falar/escrever, de forama a passar a mensagem da melhor maneira... Sabes o que isso adianta? Nada!

    ResponderEliminar
  9. Pessoalmente, gosto imenso da forma como escreves. Nota-se exactamente isso, que escreves com as emoções. É por isso que gosto de ler. Mas sim, às vezes não se consegue passar a mensagem que queremos nas entrelinhas. Trata-se de tu perceberes o quanto queres que os outros saibam o que queres passar cá para fora (bem, frase confusa!)

    beijinho :)

    ResponderEliminar
  10. Para mim, está perfeito assim, não precisas mudar nada, só ser tu mesma :)

    ResponderEliminar