14 dezembro, 2015

Reiki


Como prometido, vou falar-vos um bocadinho sobre o Reiki e sobre o curso que fiz neste fim-de-semana.

A palavra Reiki resulta da junção de duas palavras: Rei (Energia Universal) e Ki (Energia Individual). E é precisamente isso que o Reiki é, a junção da energia universal com a energia individual de cada pessoa. Através do Reiki, a energia universal irá harmonizar e equilibrar a nossa energia individual. O Reiki pode ser praticado por qualquer pessoa, não é necessário nenhum requisito especial além da intenção e da vontade de o fazer. Durante a formação, somos sintonizados com a energia universal e aprendemos a canalizar essa energia para nós mesmos e para os outros. A energia é transmitida através das mãos, que devemos colocar em determinadas posições, inclusive sobre os chakras.

O nível 1 de Reiki permite-nos fazer auto-Reiki, para a nossa auto-cura, e também aplicar Reiki a outras pessoas e também a animais e plantas, para tratar a parte física. Para tratar a parte emocional, é necessário fazer o nível 2 (lá chegarei, assim espero!).

Alguns dos principais benefícios do Reiki são: desbloquear canais energéticos, promover a auto-cura natural, aliviar a dor e o desconforto, relaxar e reduzir os níveis de stress e ansiedade, equilibrar as energias do corpo, promover a auto-consciência. Posso dizer que, no meu caso, durante o tratamento de Reiki que recebi, deixei de sentir dor e senti-me muito, muito bem, sem ansiedade, completamente relaxada.

O Reiki assenta, ainda, em cinco princípios que são:
- Só por hoje não me irrito.
- Só por hoje não me preocupo.
- Só por hoje sou grato.
- Só por hoje trabalho honestamente.
- Só por hoje sou bondoso com todos os seres.

Mais do que uma terapia ou tratamento, o Reiki é uma forma de vida. É algo positivo e que pode mudar a nossa vida. Eu já sinto algumas mudanças e ainda sou uma mera aprendiz. Encarar a vida a partir de dentro, pensar no aqui e agora, cultivar a calma e a positividade dentro de nós é algo que nos ajudará, certamente, a sermos mais e melhores. Além disso, espero que a prática de Reiki me ajude a controlar as minhas dores e que eu possa, também, ajudar outras pessoas desta forma. Espero, em breve, quando me sentir preparada, fazer o segundo nível de Reiki. Não me vou alongar mais para não vos cansar. Qualquer dúvida que tenham, é só perguntarem! 

8 comentários:

  1. Pelo que descreveste foi uma experiência ótima :) espero que em breve consigas fazer o segundo nível querida :)

    ResponderEliminar
  2. POis é isso mesmo. Essas noções já eu tenho mais ou menos. Falta fazer a sintonização.

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante mesmo, confesso que fiquei com curiosidade de experimentar.

    ResponderEliminar
  4. há pouco tempo ofereceram-me uma sessão de reiki, só falta marcar e acho que vou adorar :)

    E os 5 princípios do reiki digo-os todos os dias para que nunca me esqueça de me guiar por eles :)

    ResponderEliminar
  5. Tenho de experimentar. a minha mãe faz e adora!

    ResponderEliminar
  6. Achei fantástico. Eu sofro imenso de ansiedade e provavelmente era uma forma de me ajudar. Tenho de pensar nisso. =)

    ResponderEliminar
  7. Uma amiga minha iniciou-se no Reiki há uns meses já e falou-me desses 5 princípios e achei-os fantásticos! Acho bons motes para todos os dias!

    ResponderEliminar
  8. Preciso mesmo mesmo de praticar Reiki, a vida seria tão mais calma. Já conhecia esta técnica mas confesso que nunca passou disso. Desejo-te boa sorte no curso e que consigas chegar ao nível 2 sem problemas :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar