22 dezembro, 2015

Oficialmente Inverno


Estamos. oficialmente, no Inverno. Na noite passada, assinalou-se mais um solstício, o que quer dizer que, de hoje em diante, os dias começam a ficar maiores outra vez. A cultura pagã costumava celebrar os solstícios de Inverno precisamente porque os dias começavam, daí em diante, a ficar maiores novamente. Era uma altura de mudança e renovação. Tinham também como tradição acender grandes fogueiras para afugentar os maus espíritos. Diz-se que a tradição de fazer a árvore de Natal com luzes vem desse tempo.

Já gostei muito do Inverno. Agora nem por isso, pelo simples facto de o frio aumentar as dores que já sinto em demasia. Não fosse isso e continuaria a gostar, até porque gosto de roupas quentes, da lareira acesa e dos chás a toda a hora.

É mais um ciclo que se fecha e outro que começa. Tal como a vida, essa mesma vida que vai acompanhando esses ciclos, cessando uns, abrindo outros. Tal como nós que vamos, a cada estação, chorando tristezas e celebrando novas conquistas. O Universo é mesmo assim, um ciclo. Cabe-nos a nós estar em sintonia e fazer o melhor que pudermos.

6 comentários:

  1. Eu, por acaso, gosto imenso do Inverno. A roupa quentinha, as tardes junto à lareira a ler livros ou a ver filmes. É tudo tão mais acolhedor nesta época do ano!

    R: Vou investigar livros dos autores que mencionaste. Obrigada :)

    ResponderEliminar
  2. Eu prefiro o Outono e a Primavera. Mas estamos no Inverno e tenho de fazer dele o melhor que puder.

    ResponderEliminar
  3. E que seja um novo ciclo cheio de coisas boas. Fico sempre entusiasmada com tudo o que o Inverno me trás!

    Venus In Fleurs
    Giveaway - The Porefessional by Benefit

    ResponderEliminar
  4. eu ao inverno só tirava mesmo a chuva :S

    ResponderEliminar
  5. Que seja um bom inverno, mas curtinho sff :)

    ResponderEliminar
  6. Desconhecia essa tradição :)
    Eu até gosto dos dias de inverno ^^

    ResponderEliminar