30 novembro, 2015

Palavras soltas | 3



Não gosto de chorar. Fico com o nariz entupido e com olheiras ainda maiores do que o costume. Quando era criança, ouvi muitas vezes dizer que "as meninas fortes não choram". Mais tarde, já adulta, continuei a ouvir que "as mulheres fortes não choram". E eu acreditava. Durante muitos, muitos anos acreditei. E, então, ia calando o choro, sufocando o pranto, escondendo a dor que me remoía até aos ossos. Fazia de conta que era forte e que nada me abalava. Afinal, era assim que devia ser. Afinal, eu era uma menina forte e as meninas fortes não choravam. Fui tão enganada. Pior, deixei-me enganar.

Tenho o coração lascado. Muitas foram as perdas ao longo destes anos. Perdi os meus avós (os avós deveriam ser eternos). Perdi amigos de infância (os amigos de infância nunca deveriam morrer). E o meu coração foi ficando mais pequeno à medida que a caprichosa vida me ia roubando pessoas. Perdi a minha avó com 15 anos. Se já estava numa fase pouco boa, fiquei sem chão. Chorei pouco. Em contrapartida, foi um ano em que fiz muitas asneiras. Acreditava que essa rebeldia conseguiria calar a dor que me sufocava por dentro. Acreditei que, fazendo asneiras poderia calar a saudade e a falta imensa que a minha avó, aquela pessoa que sempre acreditou em mim, me fazia. Foram tempos difíceis. Perdi o meu avó no último dia da minha última queima das fitas. Era uma perda anunciada pela doença já prolongada. No entanto, nunca estamos preparados para perder. Chorei muito, contrariando todas as vozes que me diziam para não chorar. Ainda hoje choro. Choro a saudade. Choro o que poderia ter sido e não foi. E, apesar de não gostar de chorar porque fico com o nariz entupido e com olheiras ainda maiores do que o costume, sinto que chorar faz bem. Alivia. Lava a alma. Tira-nos um peso de cima. Não tenham medo de chorar. Porque as meninas e as mulheres fortes são aquelas que não têm medo nem receio de mostrar as suas lágrimas.

12 comentários:

  1. As lágrimas nunca, mas nunca, são sinal de fraqueza.

    ResponderEliminar
  2. Grande verdade a que escreves-te, chorar por vezes é mostrar-mos que somos fortes :)

    ResponderEliminar
  3. Chorar não é nunca sinal de fraqueza. Eu perdi os meus avós com dez anos...choro o tempo que não pude passar com eles...

    ResponderEliminar
  4. Acho que as pessoas, sejam homens ou mulheres, têm o direito de chorar se isso as fizer sentir melhor :)

    ResponderEliminar
  5. Tens toda a razão!
    Chorar não é, de todo, sinal de fraqueza. Chorar é sinal de humanidade!

    ResponderEliminar
  6. Também a minha vida é marcada por perdas. Apesar de me sentir só muitas vezes, continuo a sentir que as pessoas que já partiram tinham uma missão a cumprir aqui. Depois de a cumprirem, partiram... As saudades são mais do que muitas, e chorar é muitas vezes um alívio da alma!

    ResponderEliminar
  7. Não tenhas a menor duvida disso! Não é vergonha nenhuma chorar, não é vergonha nenhuma seros seres humanos que sentem!

    ResponderEliminar
  8. Chorar s+o faz bem! Ajuda a desanuviar, a sermos mais honestos e a mostrar a nossa humanidade. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu quando tenho necessidade de chorar, choro e é sem dúvida o melhor que faço, não tenho nada reprimido, deito tudo cá para fora, é uma sensação mesmo aliviante!

    ResponderEliminar
  10. Que texto tão bonito!
    Eu sempre fui muito chorona: choro porque estou triste, choro porque estou feliz... expresso-me. E faz tão bem não recalcar sentimentos!

    ResponderEliminar
  11. Eu não sou muito de chorar, são até raras as vezes em que o faço, mas concordo que alivia e que de vez em quando só faz é bem.

    ResponderEliminar