27 novembro, 2015

Da incompreensão


A incompreensão dói. Principalmente quando vem de pessoas que até pensávamos que gostava de nós. Desde que comecei com as minhas dores nas costas, há uns meses, que tenho vindo a sentir a incompreensão por parte de algumas pessoas, pessoas que eu considerava amigas. E, agora que o diagnóstico está encaminhado e que eu já posso ter uma explicação para tudo isto, a incompreensão parece ainda maior. E todos os dias oiço coisas do género: és muito nova para ter uma doença destas (como se a doença escolhesse idades);  isso passa; a dor é psicológica; e coisas do género. Confesso que me magoa. Eu sempre fui compreensiva, sempre estive do lado dessas pessoas nos piores momentos da vida delas, sempre fui uma boa amiga e um apoio constante. Mas, agora que sou eu a precisar de um pouco de apoio e de uma palavra amiga, quase que não tenho. E isso entristece-me. Até porque não estou a atravessar uma fase muito boa. Já não bastava o ter que lidar com as minhas crises de ansiedade (que estão a melhorar, felizmente), agora ter de levar com o diagnóstico de uma doença crónica e muito incompreendida pela sociedade. Acho que merecia um bocadinho mais de apoio por parte dessas pessoas que se dizem (ou diziam) minhas amigas. Sei que até parece mal dizer isto, mas é o que sinto.

10 comentários:

  1. Todas as pessoas que conheço que sofrem do teu problema se sentem, de uma forma ou de outra, incompreendidas. Quem não conhece a doença pensa que é pieguice. É uma injustiça, eu sei. Mas vais ter de lidar sempre com isso. Beijinhos e boa sorte.

    ResponderEliminar
  2. É óbvio que tens razões para te sentir zangada se as pessoas que consideras amigas não te apoiam numa fase mais complicada!
    Espero que tudo corra bem e que não seja nada de grave! Força :)

    ResponderEliminar
  3. Não é só incompreensão, é ignorância. O facto de desconhecerem a doença faz com que não te compreendam. E é fácil darmo-nos todos uns com os outros quando está tudo feliz e saudável, difícil é continuar quando alguém passa a precisar de mais algum apoio ou atenção. Pelo menos ficas a saber quem é que tens mesmo do teu lado independentemente das circunstâncias :)
    E força, vai tudo correr bem ;)

    ResponderEliminar
  4. Existem pessoas muito mazinhas querida, sei o que é isso, no outro dia viraram-se e disseram que não vinham a minha casa ( pessoas amiga da família) pois quando venham eu estou sempre doente, e magoaram-me ao dizerem isso, não percebem que estou a sofrer e que se estou deitada é porque não estou em condições de estar a divertir-me com eles como estivesse bem. Existem uns dias melhores e outros piores .. Por isso não ligues a essas pessoas e força!

    ResponderEliminar
  5. A minha mãe sofre do mesmo... As irmãs diziam-lhe o mesmo que as tuas amigas te dizem a ti, até que um dia a minha tia ficou com o mesmo problema que a minha mãe e percebeu finalmente o que a minha mãe sofre!

    ResponderEliminar
  6. Não parece nada mal..aliás são desabafos...e infelizmente é nestas alturas em que vemos quem são os nossos amigos reais.
    Quem gosta de nós é nos bons e maus momentos por isso .. Espero mesmo que se são tuas amigas que mudem a atitude !

    ResponderEliminar
  7. Com isto daqui a uns tempos vais agradecer! Pelo menso descobres que tens poucos mas bons!

    ResponderEliminar
  8. Também tenho um problema de saúde que além de muito desconhecido pela sociedade é muito incompreendido e desvalorizado. Sei o que é isto que estás a sentir, conheço essa dor psicológica que a incompreensão deixa em nós, mas tu és forte e a revelação das verdadeiras pessoas que estão ou não estão ao teu lado só te vai tornar ainda mais forte fofinha! Se precisares de falar podes enviar-me um email, trocamos contactos ou coisas do género. Não tens de estar sozinha, estou cá para ti!

    ResponderEliminar
  9. Tens todo o direito de te sentir assim! A essas pessoas falta uma coisa fundamental: empatia. É sempre mais fácil dizer que não te preocupes, que é psicológico, que vai passar, pra não dares importância... Porque na verdade não fazem um esforço p'ra te colocar no teu lugar. Preocupa-te contigo, tenta relativizar esses comentários e acima de tudo, procura o melhor para ti! :)

    ResponderEliminar
  10. Por vezes, é mesmo nestas alturas, que percebemos os que as pessoas são realmente e quem são os nossos verdadeiros amigos.

    ResponderEliminar