07 outubro, 2015

À flor da pele #5


Gostar. Não gostar. Pode ser mais difícil do que aquilo que imaginamos. Perceber do que é que gostamos verdadeiramente. E do que não gostamos de maneira nenhuma. Perceber que passamos, por vezes, uma vida inteira com os gostos trocados. Por convenção. Para agradar aos outros. Sempre os outros. Sempre eu em segundo plano.

Passados tantos anos, talvez perceba, agora, que nunca gostei de muitas coisas. E isso fez-me escolher caminhos que não eram os meus. Escolhi uma área profissional que agora percebo que não me diz nada. Deixei de lado a minha paixão pelas letras porque me convenceram a isso. E eu deixei-me convencer, acreditando em palavras de desmotivação alheias. Era disso que eu gostava. É disso que eu gosto. Letras. Artes. Nunca fui de matemáticas. Nem de físicas. Nem de químicas. Talvez, por isso, tenha sofrido tanto a estudá-las, para apresentar bons resultados que me custavam noites de insónia e um sofrimento atroz. É só um exemplo.

Deveria ser obrigatório mantermo-nos fiéis ao coração. Nem sempre é possível mas deveria ser obrigatório, pelo menos, tentar.

6 comentários:

  1. Isso, de não seguirmos a nossa vocação e seguir os desejos de outros é algo que graças a deus não aconteceu comigo: a escolha foi minha apesar de ainda nem saber se foi certa ou não. Acho que fazermos algo contra nós como o teu exemplo deve ser extremamente difícil de lidar. Mas nunca é tarde!

    ResponderEliminar
  2. Ainda vais a tempo de te pores primeiro :)
    E de estudares letras.. porque não?

    ResponderEliminar
  3. Pensa que ainda não é tarde, ainda podes fazer diferente :)

    ResponderEliminar
  4. É um erro muito comum. Acho porque só muito tarde apercebemos que não temos de ser aquilo que os outros querem que sejamos. Mas acredita que nunca é tarde para corrermos atrás dos nossos sonhos e fazer-mos aquilo que realmente gostamos :)

    ResponderEliminar
  5. r: não és nada, só que às vezes as pessoas não merecem, eu sei. Eu também disse que tentava sempre, não quer dizer que o consiga...

    ResponderEliminar
  6. É a altura certa para fazeres o que gostas! Arregaça as mangas e segue em frente!!! Força!

    ResponderEliminar