31 janeiro, 2017

Be Zen | Fluir

[Ilustração de Dhira Lawrence - retirada daqui]

Fluir com a vida nem sempre é fácil. Na maioria dos dias não o conseguimos. Vivemos demasiado apegados às circunstâncias dos nossos dias e da nossa vida. Criamos um muro de resistência negativa face ao que temos e ao que nos acontece e acabamos por nos esquecer de como é bom viver o lado bom. O conceito de fluir, de deixar fluir, pressupõe que nos libertemos dos apegos. Mesmo quando a nossa vida não é como gostaríamos que fosse, quando os obstáculos às concretizações nos parecem demasiado grandes, não devemos ficar apegados a isso. Quanto mais nos apegamos ao que não gostamos, mais energia estamos a transmitir a essas circunstâncias menos boas. Quanto mais atenção damos ao que não gostamos, mais essas coisas ganham força e espaço na nossa vida. Além disso, esquecemo-nos das coisas boas e positivas que nos vão acontecendo e que nós nem percebemos por estarmos tão focados naquilo que não interessa.

Fluir com a vida não é assumir uma posição passiva. Fluir com a vida é deixarmos de desperdiçar energia com aquilo que está a mais, é deixar de vivermos focados apenas naquilo que não nos parece tão bom. Todos nós temos coisas que gostaríamos de mudar. E é bom que assim seja, é sinal de que queremos evoluir. Mas não devemos viver agarrados a isso.

Fluir com a vida, numa simbiose perfeita, como uma dança sincronizada, é um dos grandes passos para a evolução e para a paz interior. Acordar e agradecer pela vida que temos, com todos os seus altos e baixos, com todas as suas coisas boas e menos boas, abrir o nosso coração e deixar a energia fluir, confiando, sentindo que está tudo no devido lugar [e que, se não está, a seu tempo ficará]. Se os pensamentos menos bons insistirem em perturbar a nossa paz, o segredo é não lhes dar importância, dizer baixinho 'eu sei que estás aí mas vou já mandar-te para a prateleira do que não me serve'. E ser feliz também é isso, saber fluir com a vida, como se ela fosse o nosso par de dança. E, por vezes, quando deixamos os apegos de lado, quando concentramos toda a nossa atenção e energia no bom que temos e no aqui e agora, quando aprendemos a fluir, os milagres acontecem. Namasté!




#

1 comentário: