15 novembro, 2016

Be Yogi | "a força não provém da capacidade física, provém de uma vontade indomável" - Mestre Gandhi

[Imagem retirada daqui]

Hoje, a minha professora de Yoga partilhou comigo esta frase do Mestre Gandhi - A força não provém da capacidade física, provém de uma vontade indomável. E é tão verdade, não só no Yoga mas em vários aspectos da nossa vida. Desde pequenos que somos confrontados com o medo de não sermos capazes. A maioria das crianças são educadas dessa forma, tornando-se adultos cheios de medos infundados. Se me perguntassem, há um ano atrás, se algum dia me imaginava a fazer asanas de Yoga, certamente que iria soltar uma gargalhada e dizer nunca na vida vou conseguir. Porque era essa a minha crença, a de que nuca iria conseguir. Felizmente, mudei a minha forma de pensar [entre tantas outras mudanças] e percebi que tudo é possível, que eu sou capaz desde que a minha vontade seja sempre superior aos meus receios. O Yoga é apenas um exemplo concreto. Por ser um estilo de vida [sim, o Yoga não se resume a fazer meia dúzia de posições, é tão mais do que isso!] que requer a prática de posturas físicas, a maioria das pessoas pensa que não é para todos. É uma ideia errada. O Yoga é para todos sim. Não importa o nível de flexibilidade ou a condição física de quem se quer iniciar. O que importa é a vontade que vem do coração e da alma. E quando essa vontade é indomável, como diz Mestre Gandhi, tudo é possível. Com tempo, calma [muita calma], dedicação e muito amor. Sei que pareço um peixe fora de água e que faço 'figuras tristes' mas sinto-me tão bem e tão segura de que este é o caminho que acabo por me rir desalmadamente de tudo. Porque sei que vou conseguir. Que daqui a algum tempo, não importa quanto, vou aperfeiçoar-me e fazer mais e melhor. Por enquanto, vou tentando, dando o meu melhor, não desistindo nunca. De coração aberto. Sempre. Om Namah Shivaya!



#

2 comentários:

  1. Fico realmente feliz por ti e por te ler assim tão serena, tão feliz. Que assim continue :)

    ResponderEliminar
  2. R: Compreendo bem o que dizes.
    Já tive aulas de yoga em dois ginásios diferentes e apenas havia um aperto de mão ao instrutor no final da aula.
    Já vi que no teu caso é diferente.
    Quanto aos abraços, bem respeito isso e ainda bem que o aprecias! Mas eu simplesmente tenho uma opinião diferente: um aperto de mão ou 2 beijinhos na cara tudo bem.
    Mas um abraço é algo muito íntimo para mim.
    Já me abraçaram contra a minha vontade e eu senti-me muito violentada. É algo pessoal que guardo para as pessoas de quem gosto mesmo, para que tenha significado. Se for comum, o significado especial, perde-se.

    ResponderEliminar