05 fevereiro, 2016

"É Carnaval, podes ser o que tu quiseres!"


Não gosto do Carnaval. Acho que já o tinha dito por aqui. É um dia que me passa completamente ao lado. Não fosse hoje ver os meninos da escola e da creche a desfilarem pelas ruas, e nem me lembraria que o Carnaval já está aí. Mas nem sempre foi assim. Nem sempre fui indiferente a esta festividade. Tempos houve, quando era criança, em que o Carnaval era feito de magia. O dia do desfile na escola era um dia especial, mais especial do que o próprio dia (terça-feira). Era um dia especial porque era o dia em que podíamos ser aquilo que quiséssemos. Era o que a minha querida professora nos dizia - "No Carnaval, podem ser aquilo que quiserem!". E eu acreditava. E, então, nesse dia, era sempre aquilo que queria. Cheguei a disfarçar-me de sevilhana, de enfermeira, de pierrot, de cartomante (sim, com direito a bola de cristal e tudo e muito contra a vontade da minha mãe) e de tantas coisas mais. Era sempre eu que escolhia os disfarces. Afinal, era o dia em que eu podia ser aquilo que quisesse. O disfarce que eu mais gostei foi, sem dúvida, o de sevilhana. O vestido era lindíssimo, mesmo igual ao das sevilhanas de verdade. Talvez, por isso, tenha ficado com uma paixão assolapada pela dança sevilhana (um dia, ainda vou aprender a dançar).

Era um dia especial, cheio de magia e de cor. Havia sempre as princesas e os príncipes. Os palhaços e as bruxas. Os mosqueteiros e as fadas-madrinhas. E era uma festa, a vida era uma festa, onde a realidade se ajustava à medida das nossas fantasias. Entretanto, cresci e essa magia ficou guardada nas fotografias antigas e na caixinha das boas recordações. Hoje em dia, não gosto do Carnaval. Nem é bem não gostar, é mais não dar importância, não o celebrar. Restam-me as boas memórias do tempo em que este dia, o dia de Carnaval na escola, era o dia mais mágico do ano, o dia em que podia ser tudo aquilo que eu quisesse.

5 comentários:

  1. como disse uma colega do ginásio «este ano o carnaval é pegado à passagem de ano»

    ResponderEliminar
  2. Identifiquei-me tanto! Antes também adorava o carnaval, agora é-me completamente indiferente...

    ResponderEliminar
  3. Todos os dias podemos ser o que quisermos. Está nas nossas mãos :) eu nunca apreciei o carnaval. Em pequena só me mascarava porque essa decisão não era minha e sim da minha mãe :p

    ResponderEliminar
  4. Sinto o mesmo que tu! Anos houve em que era uma agitação pegada, o Carnaval.
    Depois, passei a ter de trabalhar na 3ª feira e a magia...puf! Foi-se!
    Hoje em dia é-me absolutamente indiferente. Mascaro-me no trabalho, mas é mesmo pelos miúdos!!

    ResponderEliminar
  5. Eu cá adoro e acho que vou adorar sempre, por cá a tradição mantêm-se. Começa na sexta-feira e só termina na terça-feira. É, sem dúvida, a melhor altura do ano :)

    ResponderEliminar