17 fevereiro, 2016

Amor Felino


Dizem que hoje é o dia mundial do gato. Pela parte que me toca, tenho dois exemplares a morar cá em casa. Dois cinzentinhos peludos que tornam os meus dias ainda melhores. A verdade é que sempre gostei e convivi com gatos. Os meus avós sempre tiveram gatos. E um cão também, se bem que esse morreu quando eu ainda era muito pequenina, daí não ter nenhuma recordação dele, além das fotos. Quanto aos gatos, lembro-me de todos eles. O primeiro que conheci era um gato pardo, grande e gordo e super meiguinho. Depois tivemos dois gatinhos amarelos com olhos verdes. Um deles esteve menos tempo connosco porque desapareceu (eu continuo a achar que alguém o levou, porque ele era super meiguinho). Entretanto, andei muitos anos sem ter mais gatinhos. Até que, há seis anos atrás, acordo de manhã com um gatinho bebé à porta de casa. Alguém o abandonou lá, só pode, pois ele era mesmo bebé. Claro que fiquei logo com ele. Era super meiguinho e só queria miminhos, pelo que o baptizei de 'Mimo'.

(Mimo)

No ano passado, antes do Verão, uma gatinha que costuma andar aqui pelos vizinhos teve gatinhos. Claro que, mal soube, andei logo de volta deles, já com o intuito de ficar com, pelo menos, um. Entretanto, ela levou dois deles para mais perto de casa e deixou um abandonado. E eu tratei logo de lhe dar guarida (que sacrifício o meu). É o meu Farrusco e dá-me cabo do juízo pois, apesar de ser muito meiguinho, gosta muito de andar em liberdade, de correr pelo jardim, subir às árvores e de se meter em tudo quanto é buraco. No outro dia, meteu-se no telhado dos anexos dos vizinhos e lá tivemos nós de andar de escada a levantar a esquina do telhado para o tirar de lá.

(Farrusco)

São os meus amores felinos. Cada um tem a sua personalidade. O Mimo não gosta de muitas confianças, é mais egocêntrico e não suporta que o mais pequeno brinque com os brinquedos dele ou que se deite na sua caminha. O Farrusco é mais brincalhão mas, ao mesmo tempo, gosta muito de miminhos e adora dormir no meu colo. Tal com os humanos, os gatos têm personalidades distintas. De vez em quando, lá andam a bater um no outro. E para animar ainda mais a festa, tenho um cão que consegue ser ainda mais 'criança' e brincalhão do que os gatos. Não imaginam o que é quando se juntam os três a brincar. Costumo dizer que isto mais parece uma casa de loucos. Mas é uma casa de loucos feliz e com muito amor felino e canino.

E vocês, têm gatos ou outro animal de estimação?

9 comentários:

  1. Também tenho uma gata e é a minha princesa :)

    ResponderEliminar
  2. Já tive uma gata quando era mais nova e foi das melhores coisas. Foi o único animal de estimação que alguma vez tive e de vez em quando vou à divisão da minha casa onde ela passava mais tempo e ainda sinto o cheiro dela, é tão estranho! Beijinhos grandes, os teus gatos são lindos!
    Style and Life by Marta

    ResponderEliminar
  3. Nunca tive um gato porque realmente não é um animal que me seduza. Mas sempre tive cães, Agora só tenho a Shiva, uma rafeira doida que adoro. Foi hoje ao veterinário tirar os ferros de uma pata que partiu na passagem do ano devido aos fogos de artificio =( mas está ótima.

    ResponderEliminar
  4. Os gatos são o melhor do mundo! É como ter um leãozinho em miniatura em casa.

    ResponderEliminar
  5. Nunca tive gatos, sou mais de cães :)

    ResponderEliminar
  6. Tenho um gato...quer dizer, acho que tenho! De vez em quando desaparece...

    ResponderEliminar
  7. Cá em casa há um cão e duas cadelas, não gostamos muito de gatos.

    ResponderEliminar