23 outubro, 2015

Sou feminista e feminina


Infelizmente, ainda se associa o feminismo a mulheres pouco femininas ou que andam por ai a queimar soutiens. Não é verdade. O feminismo não é isso. E uma mulher pode muito bem ser feminista e feminina.

Eu considero-me feminista desde há muito tempo. Acho que comecei a pensar assim muito cedo. Talvez, por isso, num certo dia tenha acertado um estaladão na cara de um rapaz por um qualquer comentário machista que ele fez. Deveria ter uns 11 ou 12 anos. Sempre me foi incutida a igualdade de género. Mulheres e homens com deveres e direitos iguais. Feminista me assumo. Feminista feminina. Sou uma feminista que não dispensa os saltos altos, que não sai de casa sem maquilhagem, que adora arranjar o cabelo e as unhas, que adora roupa e sapatos e que não vira nunca as costas à luta pela igualdade. Serei sempre feminista convicta. Lutarei sempre contra a discriminação de género. E não será o meu batom e muito menos os meus sapatos de salto ou os meus ténis dourados que farão de mim menos feminista.

7 comentários:

  1. Eu comecei a considerar-me feminista quando o meu pai me disse para não ir para as aulas de saia porque tinha que voltar à noite. Nunca tinha pensado nisso, e já tinha 19 ou 20 anos. Senti uma limitação tremenda, e ao mesmo tempo adotei quase instantaneamente esse medo como meu. Antes desse momento acho que tomava a igualdade de género por garantida. Quanto a ser feminina... há uns dias falei com um rapaz que supôs que, porque sou uma rapariga feminina, partilho das características tradicionalmente associadas ao género (submissa, dona de casa, etc). Foi a primeira e última vez que lhe falei ;)

    ResponderEliminar
  2. Acima de tudo,és uma grande mulher,isso é o que mais importa!!

    ResponderEliminar
  3. Eu sou feminista e adoro malas e revistas :) Já os saltos altos e o batom dispenso perfeitamente.
    Bjs e Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Não podia concordar mais, disseste tudo.

    ResponderEliminar
  5. Gostei das tuas palavras, podiam ser minhas :)

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o que escreveste :)
    Eu também sou assim :)

    ResponderEliminar
  7. Sou pró-igualdade.
    Só lamento que algumas pessoas confundam o feminismo com a luta por mais direitos para as mulheres que para os homens.

    ResponderEliminar