Mostrar mensagens com a etiqueta Zen. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Zen. Mostrar todas as mensagens

08 novembro, 2016

Be Zen | A Importância da Respiração


Com a correria dos dias e da própria vida, acabamos por não dar importância a uma série de coisas, como por exemplo ao acto de respirar. Se pararmos para pensar e reflectir um pouco, percebemos que a respiração é o que nos mantém vivos. E como é que é possível nos esquecermos e descurarmos algo que nos é vital? Respirar correctamente é essencial para o bom funcionamento e equilíbrio do nosso organismo. É através do acto de respirar que as nossas células são oxigenadas e desintoxicadas. Quanto melhor respirarmos, mais oxigénio estamos a dar às nossas células logo, o seu funcionamento será potencializado e isso irá reflectir-se na nossa saúde. Além disso, uma respiração adequada ajuda-nos a acalmar a mente e o espírito. Não é por acaso que, quando estamos irritados, nos dizem respira fundo!

O que proponho, a partir de hoje, é partilhar convosco alguns exercícios de respiração que tenho vindo a fazer, diariamente, e que têm resultado muito bem. Para começar, proponho-vos um exercício muito simples, que podem fazer logo pela manhã e ao final do dia, ou mesmo numa situação em que se sintam mais tensos ou irritados. Então cá vai:


Exercício 1


- Sentem-se numa posição confortável, com a coluna recta, as pernas em posição de lótus ou esticadas, o queixo alinhado com o esterno e as mãos em forma de concha pousadas no colo;

- Inspirem profundamente pelo nariz até não haver mais ar para entrar, sustenham a respiração durante alguns segundos [se conseguirem] e expirem suavemente pelo nariz até não haver mais ar para sair;

- Repitam este exercício dez vezes, ou as que acharem necessárias até se sentirem relaxados e calmos.


Enquanto fazem este exercício, ponham a vossa consciência no peito e concentrem-se exclusivamente no acto de respirar. Foquem-se no aqui e agora. Apreciem esse momento de vida. Sintam esse ar repleto de oxigénio que vai alimentar as vossas células, expandi-las, fazê-las viver, fazer-vos viver. E, no final, agradeçam. Agradeçam o ar que vos alimenta, que sustenta o vosso corpo, que vos faz viver. Agradeçam esse momento de relaxamento e de conexão com o vosso Ser.

Este exercício também é óptimo para fazer antes de meditar. Mas quanto a meditação, falaremos num outro texto. Por agora, e para começar, experimentem fazer este exercício tão simples mas que faz toda a diferença. Em breve, irei partilhar mais alguns exercícios de respiração convosco para que, juntos, possamos ter uma vida melhor, mais serena, mais equilibrada, mais feliz! Namasté!



#

07 novembro, 2016

"Seja feliz, o mais que puder!"

[Imagem retirada daqui]

Esta foi a frase que coloriu [ainda mais] o meu fim-de-semana. Seja feliz, o mais que puder! No fundo, é mesmo isso que todos nós devemos fazer, todos os dias, a cada segundo, a cada momento. Sermos felizes. O mais que pudermos. Encontrar felicidade nas coisas simples que nos transformam. Encontrar felicidade nas coisas pequenas que nos agigantam. Sermos felizes até o coração doer por não poder mais distender-se com tanta felicidade. Sermos felizes porque sim, porque é esse o caminho, porque é esse o sentido, porque é essa a essência da vida. Sermos felizes com serenidade, com presença e atenção. Sermos felizes na entrega e na recolha daquilo que o Universo nos dá. Sermos felizes na bondade que nos define e nos sonhos que nos comandam. Encontrar felicidade até nos dias mais cinzentos. Fazer dessa felicidade uma aguarela e pintar traços de mil cores na nossa vida e na vida de quem nos é. Seja feliz, o mais que puder! Serei. Farei por isso, cada dia, cada minuto, cada segundo da minha vida. Neste início de semana, faço deste desejo o meu desejo para todos vocês: sejam felizes, o mais que puderem! Namasté.


#

04 novembro, 2016

Be Zen | A Capacidade De Nos Surpreendermos



À medida que vamos crescendo, perdemos a capacidade de nos surpreendermos. Poucas são as coisas que nos chamam a atenção. Achamos que é tudo igual, que nada muda. O dia de hoje é igual ao de ontem e, certamente, o de amanhã será igual ao de hoje. Aprendemos a viver em piloto automático e desaprendemos o que é o encanto por cada dádiva que o Universo nos dá. Porque sim, todos os dias somos presenteados com alguma dádiva, por mais pequena e insignificante que ela possa parecer ao nosso olhar. Se quisermos despertar. reencontrar o significado da Vida, recordar o caminho para casa, para o nosso eu interior e verdadeiro, temos de voltar a deixar-nos surpreender. Temos de voltar a encontrar beleza no céu azul, conforto no sol, serenidade no caminho, alegria nos gestos, verdade nos sorrisos. Temos de voltar a olhar cada amanhecer como se fosse a primeira vez. Temos de voltar a contemplar as árvores como se nunca as tivéssemos visto. E agradecer. Agradecer por essa dádiva que é mais um dia. Por maior que seja o incómodo ou a dor que sintamos, devemos concentrar a nossa atenção e o nosso coração nas coisas boas. E deixar que a nossa alma volte a surpreender-se com as mais pequenas coisas. Como quando éramos crianças e cada dia nos parecia um baú repleto de coisas novas para descobrir. Deixemos essa criança viver outra vez. Voltemos a acreditar. Não custa nada. E é tão bom. E faz tão bem.


#