06 abril, 2016

Divagações

[Imagem retirada daqui]

Tenho saudades do tempo em que a blogosfera era um lugar genuíno e pessoal. Hoje em dia, é cada vez mais difícil encontrar blogues com conteúdo original, com palavras sentidas, blogues com emoção e não meras plataformas comerciais. Confesso que me faz confusão. Não tenho nada contra, antes pelo contrário, cada um é livre de dar o rumo que bem entende ao seu espaço. Mas, para pessoas como eu, que gostam de ler coisas mais pessoais e emotivas até, ou até mesmo sugestões e dicas, desde que escritas de forma genuína e original, torna-se cada vez mais difícil encontrar 'material de leitura'. Além disso, faz-me extrema confusão a ideia que querem transmitir de que um blogue deve seguir certos e determinados parâmetros para ser considerado 'útil' ou 'com qualidade'. Acho essa visão tão redutora. Como se só aquele blogue que seguisse determinado modelo ou tivesse o design feito por determinada pessoa é que valesse a pena. São coisas, ideias com as quais não me identifico. Por isso, fico triste quando vejo blogues que até apreciava deixarem-se ir na onda e na cantiga dos outros, deixando de lado as próprias ideias e a originalidade. Felizmente, ainda restam uns quantos que se mantêm fiéis a si próprios, e são esses que continuo a seguir com entusiasmo e gosto. Mas, falando em termos gerais e em jeito de resumo, aquilo que sinto é que a blogosfera já foi um lugar melhor, mais simples, mais espontâneo.

10 comentários:

  1. Percebo o teu ponto de vista, mas acho que a monetização dos blogs é uma coisa realmente boa. Em Portugal o público é pequeno e não permite que muita gente viva dos blogs, mas nos EUA um bom blog pode ser a oportunidade de alguém ter o estilo de vida que deseja, sem estar preso a um trabalho das 9 às 18h. Pessoalmente, se tivesse a oportunidade de fazer posts publicitários aproveita-a, era uma forma de manter o blog por mais tempo. Mas depois, como leitora, também percebo que cansem os blogs de moda e de beleza... cada vez tenho menos paciência. E o mais parvo é que, segundo me parece, muita gente segue esses temas porque são os mais comuns nos blogs de sucesso, não por terem vontade de falar sobre maquilhagem ou fotografar outfits.

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo, mas também acho que a abertura da blogosfera (que hoje em dia está tão gigante, que é impossível acompanhar tudo) trouxe a liberdade de cada um fazer o que quiser, e isso parece-me bom. Queres ter um blog de moda? Podes. Queres ter um blog de beleza? Podes. Literatura? Sim. Um diário? Força nisso. Cinema? Também. Basicamente, é o que quiseres. Até pode ser uma mistura disto tudo. E depois os nossos leitores serão aqueles que nos querem acompanhar pelo que escrevemos, seja lá isso o que for! Honestamente acho bom haver esta liberdade!

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Eu sinto o mesmo que tu. Até gosto de acompanhar blogues mais específicos e com muitas e bonitas fotografias mas faz-me falta ler. Ler outros pontos de vista, outras teorias, outras vidas. Gosto de ler. Gosto de TE ler :)

    Givaway no blogue

    nem mais nem menos | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a tua opinião. Se tenho um blog é porque gosto de escrever o que é meu, o que me vai na alma e não tudo o que os outros escrevem só para ter mais seguidores ou visualizações, assim como, se sigo diferentes blogs é para ler coisas diferentes, realidades e sentimentos e verdades diferentes, não um leque de textos pré idealizados. Mas, felizmente, ainda há blogues espontâneos :)

    ResponderEliminar
  5. Tens razão no que disseste querida...

    ResponderEliminar
  6. É mesmo triste ver isso a acontecer. Mas cada um sabe de si não é? Enfim, acho que a blogo tem fases, fases em que as pessoas são mais genuínas e pessoais e fases em que parece que a sede da fama lhes sobe à cabeça :o eu tenho estado afastada da blogo, o tempo não dá para tudo, mas quando cá venho tento manter a coerência, dar opiniões sobre assuntos da actualidade ou simplesmente random. Porque acho que a blogo serve para isso: troca de ideias :)

    ResponderEliminar
  7. Por isso mesmo é que eu tenho um blog sem pés nem cabeça.

    ResponderEliminar
  8. Hoje em dia ter um blogue é cool, muito devido ao facto de cada vez mais figuras públicas terem os seus próprios blogues. Isso leva a que muitas pessoas que já tinham alterem o formato para entrar na "competição" ou que outras criem também, com o intuito de seguir os passos dos famosos, tal como aconteceu com a moda dos super alimentos e do crossfit. Felizmente algumas pessoas ainda se mantêm originais, não escrevendo a pensar no número de visualizações, comentários e patrocínios.

    ResponderEliminar
  9. Concordo contigo. Já estou na blogosfera há largos anos e também acho que antigamente isto era tudo mais genuíno...

    ResponderEliminar
  10. Concordo contigo, mas não te preocupes, eu sou como tu, o meu blogue vai continuar a ser genuíno e igual a si mesmo.

    ResponderEliminar